A arquitetura em estilo Art Déco e Bauhaus em escadas de prédios de Budapeste

O fotógrafo Balint Alovits partilhou imagens com perspectivas que impressionam.

Escadas com volume, cujo formato em caracol nos dá a impressão de que não têm fim, e com perspectivas que prendem nosso olhar. Estas são as escadas em estilo Art Déco e Bauhaus em edifícios de Budapeste, capital da Hungria, e que foram fotografadas pelo fotógrafo húngaro Balint Alovits, em uma série de imagens chamada “Time Machine” (Máquina do Tempo).

time-machine-mudei-meu-espaço

Imagem: Balint Alovits


Os resultados das fotografias impressionam, e como o fotógrafo explica, não são apenas as escadas que podem ser fotografadas baseadas neste estilo. Portas ornamentadas e grandes painéis de vidro são também exemplos de Art Déco.

escadas-mudei-meu-espaço

Imagem: Balint Alovits


Alovits explicou o que o motivou em seu trabalho. “Sempre que eu passo em um desses caracóis, sinto uma certa energia que me faz olhar para cima ou para baixo. Eu queria coletar e mostrar todas as formas e cores diferentes destas escadas”, justificou.

Os estilos Art Déco e Bauhaus

Mas afinal, quais são as características destes dois estilos, Art Déco e Bauhaus, explorados nas imagens de Alovits? A Art Déco, que deriva do francês “arts décoratifs”, uma escola internacional que influenciou a decoração, a arquitetura, o design interior, as artes, a moda e até mesmo o cinema. O grande marco do estilo Art Déco é a Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas realizada em Paris, em 1925.

art-deco-fragmentos-mudei-meu-espaço

Exemplos de Art Déco e suas influências. Imagem: Hardecor


A origem da Art Déco está relacionada a uma outra escola famosa francesa, a Art Nouveau, com suas linhas sinuosas e assimétricas. Mas as características de ambas as escolas apresentam diferenças, pois na Art Déco prevalecem as linhas retas ou circulares estilizadas, além de formas geométricas e design abstrato. Têm influências modernas, desde a influência do estilo do começo do século XX, que inicialmente apresentou um estilo luxuoso, voltado, por exemplo, à burguesia pós-guerra, se espalhando pela Europa e também pelos EUA, e permanecendo, mesmo com o passar dos anos, na decoração de interiores.

moveis-mudei-meu-espaço

Exemplos de móveis no estilo Art Déco. Imagem: SCA


Já a escola de artes alemã Bauhaus recebia influências tanto das artes como também do artesanato, o que fica claro pelo próprio termo, em que “haus” significa casa, e “bauen” significa “para construir”, em que há uma ligação entre as artes e o próprio ato de construção da casa. Inaugurada pelo arquiteto germânico Walter Adolf Gropius, foi criada em 1919 com a fusão de duas escolas, a Academia de Belas Artes e a Escola de Artes Aplicadas de Weimar.

Como característica deste estilo, destacam-se a funcionalidade, a modernidade, formas elementares e cores primárias. O estilo da escola Bauhaus uniu diferentes artistas e exemplos de trabalhos de vanguarda.

bauhaus-mudei-meu-espaço

O cartaz da Bauhaus. Imagem: Arquitetônico


Os estilos, mesmo com origens distintas, têm esta perspectiva voltada ao moderno e de vanguarda como algo em comum (a escola Bauhaus foi, inclusive, um dos movimentos que influenciou a Art Déco).

E nestes exemplos recentes, e com o trabalho de Balint Alovits, é possível perceber o quanto os trabalhos atuais estão influenciados por movimentos de tantos anos atrás, e que continuam impressionando por sua riqueza.

Veja mais alguns exemplos do trabalho do fotógrafo em sua série “Time Machine”:

alovits-mudei-meu-espaço

escadas-alovits-mudei-meu-espaço

escadas-budapeste-mudei-meu-espaço

estilo-mudei-meu-espaço

time-machine-alovist-mudei-meu-espaço

Imagens: Balint Alovits

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *