Conheça cinco hotéis com arquitetura surpreendente

Os projetos são diferenciados, modernos, ousados e vão fazer qualquer pessoa e interessar pela hospedagem nestes hotéis

Ao viajarmos, a escolha da hospedagem é um dos principais fatores a serem levados em consideração. Conforto, preço e comodidade são alguns dos itens avaliados. Mas há hotéis que apresentam outros diferenciais, e que atraem nossos olhares e interesses: a arquitetura da construção. Diversos hotéis ao redor do mundo se destacam por esta característica.

Imagem-1

Créditos: Brazilian Luxury Travel Association


O projeto arquitetônico se diferencia conforme a localidade em que o hotel esteja, o público alvo, assim como o estilo da construção e também de decoração que são objetivados. Um projeto diferenciado pode ser a chave do sucesso de um estabelecimento. Além da fachada, também são levados em consideração os elementos de arquitetura de interiores, seja em um estilo contemporâneo ou mais tradicional.

Conheça a seguir a arquitetura bem peculiar de alguns hotéis. Selecionamos cinco deles, mas sem dúvidas os exemplos não param de crescer.

1) Yas Viceroy Hotel, Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

Muito luxo e estilo resumem o Yas Viceroy Hotel, nos Emirados Árabes. A arquitetura chama a atenção por suas formas curvilíneas, em uma estrutura de vidro e cobertura em aço. O projeto arquitetônico é de Hani Rashid e Lise Anne Couture, diretores da Asymptote Architecture em Nova York.

Imagem-2

Créditos: Blog do Luxo


Outro diferencial do hotel é sua construção ao longo de uma pista utilizada na Fórmula 1. A construção foi inaugurada em 2009. O hotel 5 estrelas é composto por duas torres, uma localizada no circuito e a outra na marina. São 500 quartos, decorados com muita modernidade. A arquitetura foi inspirada em características da cidade de Abu Dhabi, e principalmente na localidade em que o hotel foi construído, em meio à velocidade dos carros de Fórmula 1. É de tirar o fôlego!

Imagem-3

Crédito: Hoteis.com


2) Hotel Unique, São Paulo, Brasil

Construído em 2002, o Hotel Unique é um projeto de Ruy Ohtake. O formato e a estrutura do Unique, um dos “hotéis design” de São Paulo, chamam a atenção. São 25 metros e uma arquitetura diferenciada, com revestimento em cobre, caixilharia e as empenas de concreto, que são as paredes laterais que recebem a estrutura encostada do edifício.

Imagem-1

Créditos: Brazilian Luxury Travel Association


O formato de arco invertido se assemelha às formas de um barco. Na estrutura principal do edifício é onde estão localizados os 95 apartamentos. Na parte inferior, sob o arco, a estrutura de vidro corresponde ao lobby e ao bar do hotel, que incrementam o visual do edifício. O estilo arquitetônico mistura o cobre com o concreto bruto, o que também garante um efeito peculiar ao edifício.

Imagem-4

Créditos: Blair Alden


3) Hotel Marina Bay Sands, Singapura

A maior e mais alta piscina do mundo está localizada no Hotel Marina Bay Sands, em Singapura, no continente asiático. A piscina de borda infinita do hotel faz jus ao nome, pois realmente parece não ter mais fim. A água transborda todo o tempo e há uma estrutura secundária que faz com que a mesma água não seja perdida, e tudo isso também com um segundo muro, ou seja, uma estrutura segura – apesar de não parecer, à primeira vista.

Imagem-5

Créditos: Booking.com


E mais do que isso, as três torres com 55 andares cada – que totalizam mais de 7 mil quartos – e projetadas pelo arquiteto Moshe Safdie surpreendem pela grandeza e ousadia no formato. O Hotel Marina Bay Sands tem também centro de convenções, museu, cassino e restaurantes.

Imagem-6

Créditos: Reuters


A inauguração do hotel aconteceu em 2010 e os investimentos foram à altura do luxo da construção: mais de seis bilhões de dólares.

Imagem-7

Créditos: Vícios de Viagem


4) Hotel Axis Viana Business & Spa, Viana do Castelo, Portugal

Este hotel está localizado em Viana do Castelo, região norte de Portugal, cidade que já foi considerada a “Meca da Arquitetura” pela publicação inglesa “Wallpaper”, devido a diversos edifícios e construções históricas que são referências no design e na arquitetura.

Imagem-8

Créditos: Nelson Guarrido – NG Photo


O Axis Viana Business & Spa se diferencia das demais construções da região. É moderno, com cinco blocos horizontais de alumínio, que assim como os vidros escuros das janelas, são refletores. Os blocos que dão forma ao hotel proporcionam diferentes vistas, conforme o ângulo em que olhamos a construção. Destaque também para o design interior, inclusive dos 87 quartos, com acabamento em madeira e pedra. O projeto é da VHM Departamento de Arquitectura.

Imagem-9

Créditos: Nelson Guarrido – NG Photo


5) Hotel Bella Sky Comwell, Copenhague, Dinamarca

Duas torres inclinadas, mas em ângulos diferentes. Essa é a fachada do Hotel Bella Sky Comwell, na capital da Dinamarca. O projeto é da 3xNielsen, e os efeitos da inclinação são percebidos tanto na parte externa quanto interna do edifício.

Imagem-10

Créditos: Complexo Magazine


A estrutura e o projeto arquitetônico garantem a sensação de movimento do edifício e a variação de formas entre os 812 quartos. Não há ângulos de 90 graus, o que possibilita a existência de mais de 200 formas nos cômodos.

Imagem-11

Créditos: Complexo Magazine


Bateu a curiosidade em conhecer estes hotéis? Já esteve hospedado em edifícios que merecem estar também nesta lista? Conte para nós aqui no Blog!

 

Referências: Complexo Magazine, Anual Design, Mega Curioso

http://www.complexomagazine.pt/2013/05/top-10-hoteis-com-a-arquitetura-mais-surpreendente/

http://www.anualdesign.com.br/saopaulo/projetos/1153/hotel-unique/

http://www.megacurioso.com.br/arquitetura/21404-marina-bay-sands-o-hotel-que-causa-vertigem.htm

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *