Quarta etapa do Projeto Arquitetônico: a fase em que são definidos os detalhes do projeto

O anteprojeto é essencial para a execução de um planejamento coeso por arquitetos

Uma fase que é considerada como intermediária em um projeto arquitetônico é o “Anteprojeto”. Após definidas as necessidades dos futuros moradores, feito o levantamento e o estudo preliminar, chega o momento de ser feito o anteprojeto.  Esta é a etapa em que são colhidas todas as informações anteriores para a elaboração de projetos complementares e para o orçamento da obra.

desenho-mudei-meu-espaço-300x197
Imagem: Renato Melo

O anteprojeto nada mais é do que um conjunto de desenhos que representam o projeto com mais clareza, principalmente após terem sido colhidas as informações necessárias nas fases anteriores. O anteprojeto é a configuração prévia da construção ou obra que será proposta.

Entre os pontos que são definidos no anteprojeto estão as plantas, já com indicações de revestimentos, pontos de hidráulica, elétrica e iluminação da casa ou edifício.

A primeira fase do projeto   

O próprio nome, anteprojeto, já indica que esta é a fase inicial de um projeto, que na arquitetura é dividido em três etapas: 1ª Fase – Anteprojeto (AP); 2ª Fase – Projeto Básico (PB) e Projeto Legal (PL) e 3ª Fase – Projeto Executivo (EX).

Neste post trataremos exclusivamente da primeira fase, mas as outras serão detalhadas nos próximos conteúdos aqui no Mudei Meu Espaço.

projeto-mudei-meu-espaço-1-300x225
Imagem: Brasil Concreta

A fase do anteprojeto é aquela em que o cliente participa ainda mais ativamente, justamente por ser o início, a concepção do projeto. Entre os recursos que fazem parte da criação do anteprojeto estão: desenhos técnicos de plantas, estudos de implantação e de layout, assim como animações em 3D e outros recursos necessários para a criação do projeto e apresentação ao cliente.

A participação do cliente é mais evidente nesta fase, principalmente por ser a etapa em que é possível fazer todas as mudanças e solicitações necessárias, por ser o princípio do projeto. As mudanças, quanto antes iniciadas, possibilitam um melhor  andamento do projeto arquitetônico, diminuindo o risco de ocorrer desperdício de tempo e de recursos financeiros.

É importante salientar que, entre os estudos e os levantamentos prévios à etapa do anteprojeto, destaca-se o levantamento topógráfico – principalmente no caso de construção de novos edifícios e casas –, informações básicas do imóvel, que são fornecidas pelas autoridades locais, como a prefeitura, além de um programa de necessidades e verificação quanto às possibilidades de uso do terreno, a partir da Lei de Uso e Ocupação do solo.

projetar-mudei-meu-espaço-300x171
Imagem: Let Project

Para tornar ainda mais fácil de os clientes perceberem como será o resultado final esperado, maquetes e desenhos com volume também são bem-vindos, tudo para apresentar soluções técnicas de acordo com as expectativas iniciais, nas primeiras fases já tratadas aqui no Blog, e que vão sendo desenvolvidas ao longo de um projeto arquitetônico.

Na continuação, as próximas etapas do projeto serão detalhadas, neste período crucial de um projeto arquitetônico, seja de construção de um novo espaço, ou de reforma, ampliação e mudanças em um edifício já pronto.

 

Referências: Line Arquitetura, Colégio de Arquitetos, Renovar Arquitetura

http://www.linearquitetura.com.br/blog/2016/03/18/etapas-de-um-projeto-arquitetonico/

http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2014/05/o-que-e-anteprojeto/

http://www.renovararquitetura.com.br/etapas-de-projeto/anteprojeto/

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *