Design de interiores – Arquitetura, tudo sobre, o que é, decoração, urbanismo, dicas

Quer saber mais sobre o design de interiores e sua relação com a arquitetura? Listamos dicas e explicamos o que é design de interiores, arquitetura e urbanismo!

Decorar os ambientes de uma residência pode parecer uma tarefa difícil e muito exigente, mas é possível desenvolver um projeto bonito e elegante para todos os cômodos. Saber como utilizar o design de interiores para transformar um ambiente é uma técnica interessante e que você pode aprender com algumas dicas e sugestões de profissionais.

 

Quando elaboramos um projeto de decoração ou de design de interiores, é bastante comum ficarmos em dúvida sobre como utilizar os elementos decorativos e combiná-los com a arquitetura. Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, não temos conhecimentos técnicos ou mesmo contamos com espaços muito grandes ou de estilos de decoração diferentes, mas não é necessário se desesperar ou mesmo desistir de decorar.

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-10

Se você deseja aprender tudo sobre design de interiores, mas não sabia para quem perguntar, se estava em dúvida sobre o que é decoração e design de interiores, qual sua relação com a arquitetura e urbanismo ou mesmo está buscando por dicas e sugestões para decorar sua casa ou seu apartamento de forma profissional, esse artigo foi feito para você!

 

Listamos tudo que você precisa saber sobre design de interiores, explicamos o que é decoração e design de interiores e sua relação com a arquitetura e urbanismo e também trouxemos ótimas dicas para você elaborar seu projeto de design de interiores. Confira agora!

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-9

O que é design de interiores?

Uma das questões mais interessantes e comuns quando tratamos de design de interiores é saber explicar o que exatamente o que ele é, quais são os fatores importantes dentro do design de ambientes e também saber diferenciar o design da arquitetura, do urbanismo e da decoração.

 

Pensando nisso, listamos os principais elementos que caracterizam o design de interiores e também explicamos melhor algumas das diferenças e semelhanças entre as expressões e também sua utilização prática no mundo decorativo de interiores, seja na decoração e no design de casas, seja no design e decoração de apartamentos. Confira:

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-8

O que é design de interiores e quais as diferenças para a arquitetura e a decoração?

Muitas pessoas tratam o design de interiores, a decoração de ambientes, a arquitetura e urbanismo e o paisagismo como sinônimos, mas mesmo que esses elementos estejam relacionados, cada um deles tem características, diferenciais e funcionamentos distintos.

 

Muitas vezes o paisagismo, a arquitetura e o design estão integrados em um mesmo projeto, mas mesmo nessas situações é importante saber diferenciá-los e visualizar quais são as características de cada um deles, visando compreender melhor e também saber como o design de interiores, integrado à decoração e a arquitetura, pode influenciar sua residência.

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-7

 

  • O que é design de interiores: O chamado design consiste na elaboração de projetos que visam tornar os interiores de residências, ou mesmo de ambientes comerciais, em ambientes de maior conforto, elegância, requinte e praticidade, sendo que muitas vezes ele se faz presente para tornar as residências ainda mais bonitas e confortáveis.

 

 

O profissional especializado no design é chamado de designer de interiores e, para isso, deve ter formação específica na área, ou seja, é importante que ele tenha conhecimento técnico e profissional, além da habilidade decorativa, já que lidará e se utilizará de conceitos de iluminação, combinação de cores, disposição de móveis, dentre outros.

 

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-4

  • Qual a diferença entre o design de interiores e a decoração de ambientes: É bastante comum que a decoração de ambientes e o design de interiores sejam tratados como elementos similares ou sinônimos.

 

 

Mas enquanto o design de interiores está voltado para os ambientes internos e trata tanto da decoração, da disposição de móveis e também da adequação de cores e iluminação dos ambientes, a decoração de ambientes pode ser tanto para ambientes internos, quanto para ambientes externos, o que faz com que esses elementos possam até mesmo coexistir em um mesmo projeto.

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-3

Design de interiores e arquitetura

Outra questão bastante pertinente é a relação entre a arquitetura e urbanismo e o design de interiores, já que muitas pessoas ainda acreditam que as profissões e seus profissionais são os mesmos, mas apesar de terem uma profunda relação, a arquitetura e o design de ambientes são táticas e profissões distintas, conforme explicamos abaixo.

 

Diferença entre decoração e design e arquitetura e urbanismo

É bastante comum confundirmos a arquitetura e urbanismo com o design de interiores, já que uma das tarefas do arquiteto pode ser elaborar o visual interno de um ambiente, mas o contrário não acontece, já que o designer de ambientes não tem as tarefas, responsabilidades e conhecimentos técnicos de construção, estruturas e mesmo de projetos do arquiteto, já que as áreas são bastante distintas.

 

O que faz o arquiteto urbanista na arquitetura e urbanismo: O arquiteto urbanista, em geral, possui formação específica e com enfoque em elementos como construção e elaboração de projetos, desenvolvimento de projetos arquitetônicos e de construção e mesmo elaboração de representação visual.

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-2

O que faz o designer de interiores no design: Já o designer de interiores possui formação em questões de ordem estética e funcional, ou seja, seu conhecimento técnico e profissional está mais relacionado à questões funcionais do ambiente, detalhes de beleza e de estilo, posicionamento de móveis e de objetos decorativos.

 

Também é possível que o designer de interiores possua conhecimentos de ordem técnica e estrutural, mas sua formação visa elementos estéticos e práticos, o que faz com que, muitas vezes, ambos os profissionais estejam presentes em um mesmo projeto.

Design-de-interiores-Arquitetura-tudo-sobre-o-que-é-decoração-urbanismo-dicas-2

Esses são alguns dos elementos mais importantes a respeito do design de interiores, suas diferenças com relação a decoração de ambientes e a arquitetura e urbanismo e também suas semelhanças e similaridades com essas áreas de conhecimento, mas existem outros fatores que também podem lhe interessar.

 

Se você tem alguma sugestão ou dúvida, não deixe de falar conosco nos comentários abaixo e de conferir nosso conteúdo!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *