Diferentes projetos e formas de iluminação para interiores

Além de clarear o ambiente, os projetos de iluminação são voltados cada vez mais à beleza do espaço e ao conforto dos moradores

Luminárias, arandelas, abajures, spots de luz. As opções para a decoração do ambiente, seja ele residencial ou comercial, não param de crescer. E de acordo com cada cômodo e suas características é possível escolher os elementos que mais vão trazer bons resultados ao espaço.

iluminação-casa-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Fórum da Construção


A iluminação do ambiente pode ser classificada em diferentes tipos. A iluminação mais abrangente, chamada de iluminação de ambiente, conta com luminárias e luzes de teto que distribuem a claridade, ao contrário da iluminação pontual, como as luminárias de mesa e de cabeceira, em que o fluxo de luz é direcionado para pontos específicos do cômodo.

luminarárias-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Studio It Decor


Há ainda a iluminação funcional, em que, como o nome já diz, são instalados pontos de luz em locais estratégicos da casa, como na subida de escadas, no caminho de um jardim ou na iluminação do corredor. As luzes vivas, como a iluminação proveniente de velas, candeeiros e lareiras é denominada, podem ser bastante aproveitadas em diferentes ambientes, assim como a iluminação decorativa, que destaca objetos específicos como obras de arte.

Como escolher os elementos de decoração?

O tipo de lâmpada escolhida faz toda a diferença, inclusive na sensação de tamanho que garantem ao espaço, no conforto visual e térmico ao ambiente. Por exemplo, para as cozinhas uma boa sugestão é a utilização de lâmpadas frias, como as fluorescentes. O formato das lâmpadas a serem utilizadas podem variar, mudando totalmente o espaço, e até mesmo dando a impressão de que a cozinha é maior.

cozinha-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Revista Cláudia


Quando o planejamento é para a iluminação nos quartos, a sugestão é optar pela suavidade, com lâmpadas de menos intensidade e que não tenham o fluxo de luz direta. Abajures também funcionam muito bem, tanto em quartos de adultos como de crianças, pois não faltam modelos bem criativos para diferentes idades e finalidades quando pensamos em um projeto de decoração.

quarto-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Simples Decoração


Até mesmo no banheiro é possível criar um ambiente diferente, apenas com os jogos de luzes. Instalar as lâmpadas atrás do espelho é algo que vem sendo utilizado com cada vez mais frequência. A iluminação fica sutil e com um resultado que chama a atenção em qualquer projeto de decoração. O ideal é que a escolha desta forma de iluminação seja feita no início da obra, e geralmente é utilizada, para o efeito em questão, a fita de LED embutida.

banheiro-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Assim Eu Gosto


Já o escritório da casa e os ambientes corporativos, quando se trata de um prédio comercial, devem ser planejados com uma iluminação focada, seja na mesa, na prateleira e nos espaços mais utilizados dos cômodos. Luminárias com regulação de intensidade da luz e, para os espaços de trabalho ficarem ainda mais vibrantes, luzes de LED, são mais algumas sugestões de iluminação.

escritório-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Fran Parente/Divulgação


As lâmpadas de LED, inclusive, são alternativas econômicas, duráveis, com a emissão de pouco calor e sustentáveis. Ainda são fontes de luz consideradas mais caras quando comparadas às demais lâmpadas, mas as vantagens posteriores com seu uso compensam este investimento inicial.

led-blog-mudei-meu-espaço

Imagem: Divulgação/Casa Cláudia


Já conhecia estas diferentes formar de iluminar os ambientes? Conte aqui no Blog as suas experiências em decoração de interiores e projetos de iluminação!

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *