Terceira etapa do Projeto Arquitetônico: a etapa que une necessidades dos clientes e estudo do ambiente

No projeto arquitetônico, nesta fase são feitas várias análises sobre o local da construção, sempre aliadas aos objetivos dos futuros moradores

Depois da definição do programa de necessidades e da visita ao local, um projeto arquitetônico, para caminhar, precisa passar por outras etapas a partir da atuação de profissionais qualificados. A próxima fase é a do estudo preliminar, que nada mais é do que entender mais profundamente as necessidades do cliente, recolhendo todas as informações necessárias, quais serão as prioridades e objetivos dos proprietários ou futuros moradores.

c675eab96aea363781a8e878ce86b9b2

Imagem: DivulgaçãoEm suma, esta fase do projeto reúne as informações que foram observadas a partir do programa de necessidades inicial, juntamente com as condições colhidas quando da visita e levantamento de informações do ambiente, respectivamente primeira e segunda fases do projeto.

A partir do programa de necessidades, se busca aproveitar o espaço que já foi previamente estudado. Esse estudo inclui a análise sobre a incidência de luz, de ventos, de ruídos, de topografia local, de níveis, de ângulos de visão e até sobre a possibilidade de construção de outros edifícios próximos. São vários aspectos que influenciarão o momento de iniciar um projeto arquitetônico, e que são fundamentais para o bem-estar dos futuros moradores.

Colocando em prática o estudo preliminar

É durante o estudo preliminar que o arquiteto atua nas características da construção de acordo com as necessidades dos clientes. Por exemplo, uma casa que esteja localizada em um bairro muito movimentado e cujo morador precisa de um espaço com mais tranquilidade porque trabalha, por exemplo, em home office, poderá ser projetada de maneira que o escritório fique localizado na parte mais distante da origem dos ruídos (um quarto nos fundos, ou virado para o lado oposto a uma avenida com muito barulho, por exemplo).

01_01

Imagem: Rafael Oliveira Arquitetura

07_07

Imagem: Rafael Oliveira Arquitetura

Onde será a melhor área para a lavanderia e para montar o varal de roupas? Mesmo com as variações ao longo do ano, nas diferentes estações, a parte da construção voltada para a face norte, ou no caso de um edifício, os apartamentos voltados para este prumo, recebem maior incidência de luz solar. O ideal é que cômodos como a cozinha e o banheiro já não estejam nessa parte da casa, e sim no prumo que tome menos sol, para melhor conforto térmico.

Essa preocupação com a luminosidade, por exemplo, varia até mesmo conforme a cidade. Para localidades mais quentes, a tendência é que a arquitetura reflita essa necessidade, buscando na projeção que a casa seja mais fresca.

Apresentação e conclusões

O estudo preliminar, para ser apresentado ao cliente, é preparado a partir de sugestões de layout conectando o estudo realizado sobre o ambiente e as necessidades dos clientes. São os primeiros desenhos, com a apresentação de propostas mais consistentes após o estudo realizado. É uma fase em que ainda são possíveis ajustes de maneira mais fácil, antes de avançar para as próximas etapas.

Office_03_01

Imagem: Rafael Oliveira Arquitetura

Office_Render-1

Imagem: Rafael Oliveira Arquitetura

Ao fim do estudo preliminar, alguns resultados como um melhor dimensionamento do que será a construção e seu respectivo layout são possíveis. Com isso, além de ser mais viável para os futuros moradores já se planejarem conforme as dimensões e a planta da futura casa, fica mais fácil calcular também os custos com a construção ou obra.

E nos próximos  posts continuaremos descrevendo cada etapa de um projeto arquitetônico. Acompanhe aqui no Mudei Meu Espaço!

 

Referências: Rafael Oliveira Arquitetura, Arquitecasa, Line Arquitetura

http://rafaeloliveira.arq.br/

https://arquitecasa.com.br/construir/o-que-e-estudo-preliminar/

http://www.linearquitetura.com.br/blog/2017/04/03/projeto-arquitetura-estudo-preliminar/

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *