5 projetos arquitetônicos que surpreendem pelo design e criatividade

Em diferentes países não faltam exemplos de projetos que chamam a atenção por sua arquitetura e design.

Os projetos de arquitetura espalhados pelo mundo evidenciam diferentes exemplos de como características locais, unidas à concretização das ideias, esboços e trabalhos dos arquitetos, têm resultados surpreendentes. Vários são os projetos que ganham destaque internacional, seja pela originalidade como por seus diferenciais, entre eles aspectos sustentáveis da construção e características que promovam o bem-estar dos residentes ou funcionários, em caso de edifícios comerciais.

Entre os exemplos, neste post separamos cinco projetos que estão fazendo sucesso, e por diferentes motivos, confira:

 

1) Punjab Kesari Headquarters, na Índia  

O edifício comercial de 18 mil m², em Delhi, na Índia, mostra como é possível mesclar características da arquitetura local, neste caso, a tradicional indiana, com elementos contemporâneos. A fachada do edifício é bem original, e é um dos elementos que faz com que o edifício tenha características que visam à priorização da utilização da luz natural no interior da construção.Imagem-1-Créditos-Studio-Symbiosis Créditos: Studio Symbiosis

As vantagens desta característica da construção é uma maior eficiência energética, com diminuição do uso de energia elétrica e aumento da ventilação no ambiente. O projeto é do Studio Symbiosis Architects e tem previsão de entrega para o ano de 2017.

Imagem-2-Créditos-Studio-Symbiosis

Créditos: Studio Symbiosis

2) Projeto do Ateliê Carvalho Araújo, em Portugal

O projeto do Ateliê Carvalho Araújo da cidade de Braga, no norte de Portugal, se destacou entre sites de arquitetura pelo mundo toda. As imagens falam por si. Trata-se de uma casa localizada no Gerês, uma região serrana do país, também ao norte.

Imagem-3-Créditos-Hugo-carvalho-Araújo

Créditos: Hugo Carvalho Araújo

 

A propriedade particular foi construída em um terreno íngreme, com madeira e concreto. A harmonia com o ambiente natural torna ainda mais bela a paisagem. No local que antes havia uma pequena casa e um riacho, há agora uma construção reconhecida por suas diferenciadas características arquitetônicas.

Imagem-4-Créditos-Hugo-Carvalho-Araújo

Créditos: Hugo Carvalho Araújo

 

3) Escritório do Airbnb, no Japão

Arquitetura inspirada na natureza, esse é o objetivo na construção do novo escritório do Airbnb – o serviço de disponibilização de vagas para aluguel de acomodações, ao redor do mundo – localizado em Tóquio, no Japão. Os funcionários foram ouvidos durante o desenvolvimento do projeto do Suppose Design Office, para tornar o resultado de acordo com as preferências dos principais interessados.

Imagem-5-Créditos-Reprodução-Periphery-Designboom

Créditos: Reprodução/Periphery/Designboom

 

Muitas árvores e plantas fazem parte do design interior da construção. O ambiente é aconchegante, desde a recepção, que lembra um café, e até com a criação de um espaço para os funcionários relaxarem, o “engawa”, um local em que o chão é coberto com esteiras de tatame. Ali é possível tirar os sapatos enquanto se trabalha. Nada mal não é?

Imagem-6-Créditos-Reprodução-Periphery-Designboom

Créditos: Reprodução/Periphery/Designboom

 

4) O edifício da Verve Comunicação, no Brasil

A agência de publicidade Verve Comunicação, localizada em Fortaleza, no Ceará, se destaca pela quebra do padrão formal do interior de um edifício comercial. Espaços integrados, que facilitam as relações entre os funcionários, e contrastes que acontecem, por exemplo, na transição entre espaços conforme as mudanças de cores – do neutro, dos corredores, ao espaço interno, mais despojado.

Imagem-7-Créditos-Igor-Ribeiro

Créditos: Igor Ribeiro

 

Outra característica que o projeto levou em consideração foi o aproveitamento dos espaços, inclusive possibilitando uma ampla vista da Praia de Iracema. Há espaços divididos por estações fixas e uma sala mais aberta para as reuniões de brainstorm.

Imagem-8-Créditos-Igor-Ribeiro

Créditos: Igor Ribeiro

 

5) Estúdio Madalena, no Brasil

Um projeto diferente no bairro da Vila Madalena, em São Paulo. No térreo, ao nível da rua, uma praça. Acima e abaixo da praça, dois ambientes independentes. A estrutura suspensa é formada por vigas e pilares metálicos e, mesmo em um espaço com topografia irregular, o resultado impressiona.

Imagem-9-Créditos-Leonardo-Finotti

Créditos: Leonardo Finotti

 

O Estúdio Madalena é resultado do trabalho da Apiacás Arquitetos, e representa a flexibilidade de utilização dos espaços a partir de um sistema de pré-fabricação em concreto. O trabalho mostra que, mesmo com um orçamento apertado, é possível concluir um projeto como este.

Imagem-10-Maquete-Créditos-Leonardo-Finotti

Créditos: Leonardo Finotti

 

Gostou das sugestões? E conhece outros projetos que podem ser incluídos nesta lista? Deixa sua contribuição aqui nos comentários.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *