Porto Maravilha. Conheça a área portuária revitalizada no Rio de Janeiro

De região desvalorizada a novo ponto turístico na cidade e um dos investimentos para as Olimpíadas Rio 2016

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-capa-5

 

O objetivo era reconstruir, até o período das Olimpíadas Rio 2016, uma região que há muito tempo estava degradada, possibilitando a valorização do espaço urbano, dos patrimônios histórico e cultural, com o investimento em infraestrutura e transporte. O enfoque do projeto é a mobilidade urbana, com destaque ao transporte público coletivo, acessibilidade, maior integração entre a região central e a portuária com o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), além da implantação de ciclovias.

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-planta

Imagem: área revitalizada

 

O sistema viário na região portuária sofreu modificações, como a criação de uma Via Expressa a partir da demolição do Elevado da Perimetral, uma alternativa ao trânsito criada na década de 50, mas que já não vinha apresentando resultados satisfatórios no fluxo de veículos na região.

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-vlt

Imagem: VLT

 

Aspecto Cultural

Outro objetivo é que a revitalização respeitasse os atuais moradores da Região Portuária, além de promover a preservação do meio ambiente. O aspecto cultural local também é marcante, por exemplo, no Boulevard Olímpico, espaço no Porto Maravilha em que foi possível acompanhar shows e a transmissão dos jogos durante as Olimpíadas, além de alocar a Pira Olímpica em frente a Igreja da Candelária.

show-boulevard-olimpico

Imagem: Boulevard Olímpico

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-praça-mauá

Imagem: Boulevard Olímpico – Praça Mauá

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-tocha-olimpica

Imagem: Boulevard Olímpico – Pira Olímpica – Candelária

 

É ali no Boulevard Olímpico que foi instalado o mural “Etnias”, grafite do brasileiro Eduardo Kobra. O trabalho ganhou o título de maior grafite do mundo, entrando para o “Guiness World Book”, o livro dos recordes. Também pudera, o mural tem quase 2,6 mil m², com 15 metros de altura e 170 de comprimento, e tem tudo a ver com as Olimpíadas, representando os povos dos cinco continentes participantes dos jogos. O objetivo de Kobra é representar a paz entre os povos, e não têm faltado selfies em frente ao grafite, que está fazendo grande sucesso entre os visitantes da área portuária.

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-mural-etnias

Imagem: Boulevard Olímpico – Mural Etnias

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-mural-etnias-02

Imagem: Boulevard Olímpico – Mural Etnias

 

Museu do Amanhã

Com o foco cultural e estético para a revitalização da área portuária, o Arquiteto espanhol Santiago Calatrava foi contratado para projetar o museu com foco sustentável, como parte do ambicioso projeto de design urbano “Porto Maravilha”. Localizado no grande relevo Pier Mauá, o museu é uma parte integrante do compromisso de revitalização urbana que a cidade ofereceu para a população e para o Comitê Olímpico Internacional durante a realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-museu-do-amanhã

Imagem: Museu do Amanhã

 

mudei-meu-espaço-revitalização-porto-maravilha-museu-do-amanhã-02

Imagem: Museu do Amanhã

 

 

As estruturas

Ao longo do mês de agosto, desde a abertura das Olimpíadas no dia 5, passaram pela zona portuária mais de 1,4 milhão de pessoas. A intenção é que outros espaços utilizados durante as Olimpíadas sejam destinados à população com o fim dos jogos, tanto no Rio de Janeiro como em outras cidades, com o deslocamento de parte da estrutura para essas localidades, a chamada “arquitetura nômade”, que visa à construção de estruturas com um menor custo e com melhor aproveitamento após o final do evento esportivo.

A obra, que foi alvo de polêmicas devido ao alto valor investido (cerca de R$8 bilhões) principalmente quando se observam os investimentos necessários em áreas como saúde, educação e infraestrutura em toda a cidade do Rio de Janeiro, pode ser um importante legado das Olimpíadas deste ano e um dos destaques entre os projetos de revitalização ao redor do mundo, basta que permaneçam os cuidados com a preservação local.

E você, já conheceu este espaço ou tem curiosidade de visitar esta área revitalizada da cidade? Conte mais aqui no Blog!

 

 

2 Comments

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *