Projetos arquitetônicos diferenciados com o uso de módulos

Melhor aproveitamento do espaço, flexibilidade e projetos originais são algumas das características observadas quando são utilizados módulos.

Renomados arquitetos utilizam cada vez mais os módulos em seus projetos arquitetônicos. Mas afinal, como a base modular pode se tornar um diferencial na construção?  Muitas vezes o espaço disponível e até mesmo a topografia local tornam as construções modulares boas alternativas, pelo bom aproveitamento do espaço e, ao mesmo tempo, uma quebra com o visual padrão. Para isso, é possível misturar a tecnologia de ponta, materiais diferenciados, mas com sistemas que contam com um custo benefício vantajoso.

O objetivo é formar uma nova concepção de espaço e de design. Entre as vantagens que podem ser apontadas ao se escolher uma construção modular é a viabilidade e praticidade. Há diversos exemplos de casas pré-fabricadas construídas a partir do conceito modular, com um tempo menor para ficarem prontas, assim como os custos para a construção, que são reduzidos.

Modular

Imagem: Dmitriy Kruglyak


O Mudei Meu Espaço separou alguns exemplos de projetos ao redor do mundo em que as construções foram baseadas em módulos. Em comum, muitas delas apresentam características que prezam pela sustentabilidade, além do controle acústico e térmico, utilização de materiais reaproveitados e, ao mesmo tempo, resistentes. E tudo isso com um visual que chama a atenção pela beleza.

O projeto a seguir, trabalho do Vértice Arquitectos, está localizado na costa do Peru e o objetivo é trazer uma combinação perfeita e viável entre a construção e o ambiente natural ao redor. Destaque para a piscina com parede de vidro, visível mesmo do exterior da casa.

Módulo-Peru

Imagem: Vértice Arquitectos


Já na Instrumental Home, a área interna se abre para deques, com uma integração entre o interior e o exterior da construção, o que é possibilitado pelo uso de vidro. O projeto é do escritório Marmol Radziner, enquanto que o design de interiores é do Kravitz Design, do cantor Lenny Kravitz.

Módulo

Imagem: Divulgação Revolution Precrafted Properties


Já no projeto português a seguir, da N2X Arquitectos, a arquitetura da construção tem uma harmonia completa com o ambiente ao seu redor. Sustentabilidade na utilização da energia solar e no reaproveitamento da água, como a das chuvas, e com a preservação de estruturas que já se encontravam no local, como o muro de pedras. Os materiais escolhidos para o design de interiores também chamam a atenção, com o contraste entre o branco e o preto.

casa-modular

Imagem: José Maria Oliveira


Mas os módulos também podem ser utilizados na decoração dos ambientes, mesmo quando a estrutura da construção é a mais tradicional. O conceito modular pode ser aplicado em móveis, estantes, poltronas e outros objetos que vão mudar o visual de cada cômodo. Que tal uma decoração inspirada no famoso jogo Tetris? Essa foi a ideia de dois designers do Paraná, Diego Silvério e Helder Filipov, e o resultado é bem divertido e, ao mesmo tempo, facilita a organização do ambiente.

modular-objetos

Imagem: Revista Casa e Jardim


Esta linha tem também um conceito modular e foi criada pela designer espanhola Sandra Figuerola para a marca Blasco, e faz sucesso pelas diferentes possibilidades de uso. Poltrona, assentos individuais ou almofadas? Tudo a critério de cada pessoa, mas com muito bom gosto e praticidade.

móveis

Imagem: Style Park


Conhece outras sugestões que podem ser incluídas na lista de elementos decorativos e projetos arquitetônicos em formato de módulo? Compartilhe aqui no Mudei Meu Espaço outros exemplos para inspiração!

 

Referências:

Casa Abril, Portal EcoD, Casa e Jardim

http://casa.abril.com.br/materia/a-linguagem-fragmentada-dos-modulos-na-arquitetura-e-decoracao

http://casa.abril.com.br/materia/colecao-traz-modulos-e-casas-pre-fabricados-de-grandes-arquitetos

http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/novembro/construcoes-modulares-e-seus-beneficios#ixzz4O9VoMYvi

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI106570-16802,00-ENCAIXE+OS+MOVEIS.html

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *