Projetos arquitetônicos inspiradores para bibliotecas

Conheça ideias originais e reconhecidas com diferentes conceitos.

Um espaço de calma, mas que ao mesmo tempo seja convidativo para diferentes pessoas e estimule o aprendizado são algumas características esperadas de uma biblioteca. E elementos que gerem conforto visual e também beleza aos projetos arquitetônicos atraem ainda mais pessoas para momentos de leitura e de estudo. Separamos três sugestões bem originais e inspiradoras – duas delas brasileiras – que demonstram que a boa vontade e a criatividade podem mudar totalmente um ambiente.

biblioteca-mudei-meu-espaço

Biblioteca Paulo Freire Imagem: Saga Fotografia


Biblioteca Garagem

Neste primeiro exemplo, um trabalho da Noma Architects, da Noruega, ganha destaque com a projeção de uma biblioteca na cobertura de uma antiga garagem. Localizada na ilha de Tjøme, não foram necessárias alterações drásticas na estrutura da garagem, e até mesmo os materiais utilizados foram os mais naturais, como madeira e pedra, e que combinam bem com o ambiente externo, com muitas árvores e natureza exuberante.

biblioteca-fachada-mudei-meu-espaço

Imagem: Jean S. Lorentzen


As formas geométricas da estrutura no interior e exterior da garagem garantem um efeito original ao espaço, que é aproveitado ao máximo com prateleiras cheias de livros. O projeto foi pensado de modo que as janelas integrassem o ambiente nas medidas certas – parece que cada espaço foi pensado de maneira milimétrica, janelas, porta e cada cantinho da prateleira. Não dá vontade de passar horas lendo nesta biblioteca?

biblioteca-parte-interna-mudei-meu-espaço

Imagem: Jean S. Lorentzen


Passado e Futuro

A 3C Arquitetura e Urbanismo desenvolveu um projeto especial em Foz do Iguaçu, Paraná, para uma biblioteca no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). Lançado em 2014, o projeto é voltado à construção de um novo edifício no local, a Biblioteca Paulo Freire. O prédio, que representa a história do Parque desde a década de 70, mesmo em ruínas mantém muitas características originais.

biblioteca-itaipu-mudei-meu-espaço

Imagem: Saga Fotografia


O objetivo era justamente de manter viva a história local, inclusive preservando as marcas do tempo, ou seja, fazendo com que o passado e o futuro convivam em harmonia. O ambiente interno amplo, a distribuição dos espaços e o objetivo de expandir a área física da biblioteca, integrando-a ao exterior da construção tornam esta estrutura bem diferenciada.

espaços-mudei-meu-espaço

Imagem: Saga Fotografia


A liberdade dos livros

No espaço em que antes estava o presídio do Carandiru, na cidade de São Paulo, agora está localizado o Parque da Juventude, e um projeto desenvolvido pelo escritório Aflalo & Gasperini: a Biblioteca São Paulo.

bibliotecasp-mudei-meu-espaço

Imagem: Daniel Ducci


A estrutura da biblioteca chama a atenção por seus 20 pilares e 10 vigas, com espaços de 10 metros entre elas. No térreo, “tendas náuticas” garantem um efeito bem diferente ao local destinado à leitura e também à convivência.

biblioteca-sp-mudei-meu-espaço

Imagem: Daniel Ducci


No pavimento superior, os terraços foram cobertos por pérgulas de laminados de eucaliptos de reflorestamento – demonstrando a preocupação com a sustentabilidade – e policarbonato, enquanto que as fachadas foram construídas com placas de concreto pré-moldadas, com acabamento em texturas coloridas.

biblioteca-interna-mudei-meu-espaço

Imagem: Daniel Ducci


O espaço é bem utilizado, com diferentes pavimentos e um auditório para 90 pessoas. Os móveis – muitos deles específicos para deficientes visuais e deficientes físicos – painéis, pufes, e uma iluminação geral e direcionada voltada ao conforto visual, assim como a importância concedida à luz natural, fazem deste espaço ainda mais atraente aos leitores de diferentes idades.  A biblioteca, com tantas ideias originais, é conhecida como uma biblioteca experimental, e bem diferente dos prédios tradicionais.

biblioteca-estrutura-mudei-meu-espaço

Imagem: Daniel Ducci


E então, com essas ideias fica ainda mais fácil e dá mais vontade de frequentar uma biblioteca, não é verdade? Estes são apenas alguns exemplos de como a arquitetura pode mudar bastante o visual de um espaço!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *