Projetos de casas com fachadas de vidro que surpreendem

Sinal de modernidade e garantia de uma iluminação natural à casa, conheça diferentes ideias de fachadas de vidro.

Na construção de uma casa, um dos aspectos que mais chamam a atenção é a fachada, principalmente quando diferenciada. A fachada de vidro é um exemplo, que possibilita um ar contemporâneo à casa, ao mesmo tempo em que proporciona beleza e praticidade, além de valorizar a construção e garantir mais luminosidade natural aos espaços. Os projetos arquitetônicos são diferenciados, e o Mudei Meu Espaço traz alguns exemplos para sua inspiração.

1) Casa SM

Uma casa em que, além do vidro da fachada, predominam o aço, a madeira e o concreto. O projeto do escritório Mauro Lacio Arquitetura para a construção em São Paulo levou em consideração aspectos voltados à eficiência térmica, em que a madeira utilizada ajuda tanto a filtrar a luz durante o dia, como a criar transparência durante a noite.

CasaSM-mudei-meu-espaço

Imagem: Trama 3D


A escolha de uma fachada de vidro, como nesse caso, exige uma atenção especial à opção por vidros de maior ou menor nível de refletividade e transparência, uma vez que dessa forma é possível um conforto térmico, tanto da própria construção, como dos outros edifícios próximos.

2) Casa Lens

Localizada em São José dos Campos, esta construção da Obra Arquitetos foi concluída em 2015 e se diferencia por permitir uma harmonização da casa com o ambiente externo e a paisagem natural, com vista para a Serra da Mantiqueira.

casa-lens-mudei-meu-espaço

Imagem: Nelson Kon


Tem influências da arquitetura brutalista, com concreto armado aparente. O projeto buscou a praticidade e simplicidade. A fachada de vidro, além de ser bem aproveitada na construção e pelo ambiente natural em que se encontra, não deixou a privacidade de seus moradores ser afetada, pois foram instalados brises metálicos, objetos que permitem a regulagem da incidência de luz no cômodo.

casa-lens-luz-mudei-meu-espaço

Imagem: Nelson Kon


3) Casa Aldeia 51

Mais um exemplo de arquitetura baseada nos atributos naturais ao redor da construção este projeto em Goiânia, do escritório d’Ayala+Rafael Arquitetura. A fachada de vidro permite uma boa comunicação com a parte externa da casa, que além de uma extensa área verde, ainda conta com uma piscina. A beleza da construção com a paisagem natural é de se destacar.

casa-aldeia-51-mudei-meu-espaço

Imagem: Leandro Moura – Estúdio OnzeOnze


Além disso, a preocupação com a sustentabilidade também está presente neste projeto, em que as áreas verdes são mantidas com a água captada a partir do telhado e armazenada em um reservatório subterrâneo.

4) Minimod Catuçaba

Um projeto diferenciado do escritório MAPA (MAAM+Studio Paralelo) levou em consideração um estilo de vida distinto, em uma construção pré-fabricada e modulada, com 26m² e formada por quatro módulos. É possível, inclusive, transportar esta construção, por inteiro ou em partes.

minimod-mudei-meu-espaço

Imagem: Leonardo Finotti


Este exemplo foi entregue em 2013, no Rio Grande do Sul. Com revestimento de madeira e aberturas de vidro, que permitem uma boa luminosidade ao espaço – a qual pode ser regulada conforme a necessidade de incidência de luz – e garantem um visual bem diferente, é um estilo de projeto arquitetônico bem original e que veio para ficar.

 

E então, que tal a inspiração a partir destes projetos arquitetônicos?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *