5 Ideias para decorar uma casa ou apartamento pequeno

Sugestões de como garantir uma sensação de que o ambiente é maior do que parece

Apartamentos Studios, plantas a cada dia menores e edifícios inteligentes são algumas das opções que mais encontramos no mercado imobiliário, atualmente. E um desafio que se apresenta, com as metragens cada vez menores das residências, é como decorar o ambiente de uma maneira prática e, ao mesmo tempo, com estilo e beleza.

cozinha

Imagem: Casa Abril


A seguir, separamos algumas dicas para otimizar os espaços pequenos em diferentes cômodos:

1) Uso de Espelhos

Uma maneira de aumentar o ambiente, e de modo que deixe o cômodo ainda mais bonito, é abusar dos espelhos dentro de casa. Nos corredores, na sala e nos quartos estes são objetos que vão fazer toda a diferença na sensação de tamanho do ambiente.

quarto-mudei-meu-espaço

Imagem: Fitipaldi Imóveis


Peças grandes e instaladas, por exemplo, na porta dos armários, são boas sugestões. O hall de entrada também ganha vida com a utilização dos espelhos. Escolher uma moldura de acordo com a decoração do ambiente também é um detalhe simples que pode fazer a diferença no apartamento ou casa.

espelho

Imagem: Assim eu gosto


2) Minimalismo

Equilíbrio, espaço bem aproveitado, cores claras dos objetos e móveis, assim como nas paredes – em que a sugestão é pintar de cores neutras, como o branco e o bege –, são algumas características de um ambiente minimalista, em que o menos é mais. Os pequenos espaços ficam valorizados, confortáveis, organizados e requintados. Isso porque o acúmulo de objetos, ao contrário, dá uma sensação de diminuição do espaço disponível.

Minimalismo

Imagem: Dica Rápida


3) Banheiros com aparência de maiores

Um dos espaços da casa que pode trazer uma sensação bem diferente do que é seu tamanho real é o banheiro. E alguns truques fazem a diferença. Um deles é a utilização de azulejos na horizontal, e com peças de tamanho pequeno. O resultado é um visual totalmente diferente, dando a sensação de que as medidas do banheiro foram aumentadas.

banheiro

Imagem: Yodezeen


O mesmo acontece quando se opta por objetos em formato arredondado. Neste caso, além da própria sensação visual, a escolha por não usar móveis, cubas e outros elementos sem quinas já poupa espaço e garante maior praticidade a esta parte da casa.

4) Utilização de texturas e luzes

A criatividade e o jogo de diferentes cores e texturas são maneiras não apenas de garantir um novo ar ao espaço, mas também proporcionar uma sensação de aumento de tamanho. O mesmo vale para a combinação de cores entre os móveis e objetos dispostos, seja na sala, quarto, cozinha ou banheiro.

Textura-e-papel-de-parede

Imagem: Limaonagua


O direcionamento das luzes para as paredes ou determinadas partes do cômodo traz conforto, e também proporciona uma diferença na sensação de tamanho do cômodo.

5) Aproveitar todos os espaços

Os móveis e objetos são pensados cada vez mais para serem utilizados em pequenos espaços. A escrivaninha que se transforma em mesa de jantar, sofás- camas cada vez mais elaborados e eficientes, espaços com cozinhas americanas simples e práticas são apenas alguns exemplos.

sofá-cama

Imagem: Portal Tudo Aqui


É fundamental utilizar diferentes alternativas que proporcionem beleza ao ambiente, mas que, sobretudo, tragam mais facilidade ao nosso dia a dia, para todos os moradores e de maneira a receber ainda melhor os convidados em nossa casa ou apartamento!

móveis

Imagem: Portal Tudo Aqui

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *