Cozinhas com ilhas: inovação no design de interiores

A tendência para uma cozinha contemporânea que tem feito sucesso entre os decoradores e arquitetos

Praticidade, beleza e modernidade são sinônimos da cozinha com ilha central, uma tendência que cada vez é mais difundida entre os arquitetos e designers. Com a tendência de os apartamentos e residências serem menores, a cozinha com ilha é a recomendação para melhor utilizar os pequenos espaços, assim como é a cozinha em estilo americano. O móvel é instalado no centro da cozinha e sua função varia conforme a preferência dos moradores, podendo conter fogão e pia, ou apenas um suporte para o preparo de alimentos e até mesmo o local para o café da manhã, almoço e jantar.

cozinha-com-ilha-mudei-meu-espaço

Imagem: Decor Fácil


Por que escolher a cozinha com ilha?

Quando se opta por este tipo de cozinha, entretanto, é necessário ter atenção com detalhes como o cálculo do espaço para garantir uma boa movimentação no ambiente. É fundamental ter atenção com a distância entre os móveis e a possibilidade de uma circulação confortável, principalmente em uma área como a cozinha.

Existem diversos modelos, muitos deles pensados para a economia de espaço, com vários compartimentos para guardar os utensílios de cozinha, além das banquetas que permitem que os moradores e seus convidados passem momentos agradáveis de convivência na cozinha, enquanto se prepara uma refeição, por exemplo.

cozinha-com-ilha-decoração-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa e Construção


Para se ter uma ideia dos espaços necessários entre o móvel no centro da cozinha e os demais, permitindo a circulação confortável, o tamanho recomendado para a movimentação é de 70 cm entre a ilha e os móveis restantes – espaço que se supõe ser maior no caso de serem constantes os encontros dos moradores e convidados na cozinha, chegando à recomendação de 1,20 m.

Diversas opções

Há diferentes opções de materiais para a cozinha com ilha – para diversos gostos e possibilidades financeiras. Do granito à madeira, os projetos levam em consideração a decoração da cozinha e do restante da casa, e é possível ousar nas cores, o que garante um toque moderno ao ambiente.

cozinha-mudei-meu-espaço

Imagem: Fabi Santina


Mas além de deixar o local ainda mais bonito, a opção pelo melhor material tem relação também com a praticidade e facilidade de limpeza. A pedra e o aço inoxidável são boas alternativas quando se pensa na limpeza da superfície. Quanto ao uso da madeira, mesmo devido ao visual aconchegante que garante ao espaço, a recomendação é de que este material seja evitado na superfície – há exemplos de móveis em que apenas as laterais são fabricadas em madeira.

No momento da escolha, é possível optar por modelos com ou sem coifa, com ou sem fogão – os chamados cooktops, que são aqueles instalados em uma superfície plana e que, portanto, não contam com o forno.

cozinha-peninsula-ilha-mudei-meu-espaço

Imagem: Decor Salteado


E há quem opte também pela cozinha com península, que pelo nome já nos dá uma ideia do que significa, o móvel fica grudado à parede. Também é uma sugestão para aproveitar bem o espaço, inclusive em ambientes pequenos.

cozinha-península-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa e Construção


Separamos a seguir mais alguns exemplos distintos de como montar a cozinha com ilhas centrais. São projetos em diferentes estilos, para espaços pequenos ou grandes, e que possibilitam, com muita originalidade, mudar bastante o visual padronizado das cozinhas. Confira!

decoração-moderna-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa e Construção


cozinha-pequena-com-ilha-mudei-meu-espaço

Imagem: Cerâmica Burguina


madeira-mudei-meu-espaço

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


cozinha-pequena-mudei-meu-espaço

Imagem: Bordignon


cozinhas-mudei-meu-espaço

Imagem: Click Interiores/ via Bela Cozinha

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *