Arquitetura e Design de Interiores para pets

Muito mais que as casinhas e camas tradicionais, há móveis e muitos objetos originais para os cães, gatos e outros bichinhos de estimação.

Os animais de estimação são praticamente integrantes da família, e para cuidar deles, seus donos não medem esforços. O mercado voltado aos pets está aquecido, e não faltam novidades para o cuidado com os bichinhos, e não para por aí. Com o objetivo de deixar a casa apropriada aos moradores e também aos animais, elementos de arquitetura e design de interiores são desenvolvidos para facilitar tanto o deslocamento dos animais, como as atividades dos próprios moradores dentro da casa ou do apartamento.

Imagem-6

Imagem: Permita-se Viver


O “Mudei Meu Espaço” traz algumas ideias que diferentes empresas e estúdios lançaram e que vão fazer a alegria dos animais de estimação – e também de seus donos. No momento da compra de um novo objeto, ou quando se opta por mudar características estruturais dentro de casa, é necessário considerar detalhes importantes como os espaços disponíveis e as características dos animais, se são mais agitados ou mais quietos, grandes ou pequenos.

No exemplo a seguir, o projeto dos japoneses Torafu Architects foi pensado levando-se em consideração um local para o descanso dos cães. A rede foi criada com um tom neutro e estrutura principal em madeira, o que permite até mesmo a combinação com a decoração do restante da casa. Além disso, o espaço necessário para esta rede não precisa ser grande.

Imagem-1

Projeto do escritório Torafu Architects. Imagem: O Globo


Existem muitas opções e ideias diferentes. Neste projeto é necessário mais espaço, mas sem dúvidas é uma boa opção para o lazer dos gatinhos e também para seus donos. O projeto é do Space International e chama-se Cat Chalet.

Imagem-2

Cat Chalet, do Space International. Imagem: Grey Crawford


Espaços para locomoção

Tão importante quanto o espaço para a brincadeira e para o refúgio dos animais, também é necessário termos atenção com a disponibilização de espaços para os animais andarem com mais liberdade dentro de casa. A própria estrutura da casa pode ser inspirada em ambientes com características próprias aos animais, com plataformas mais elevadas, subidas e descidas. O ambiente fica com um visual descolado e original. O trabalho a seguir é dos norte-americanos da Trillium Enterprises, Inc.

Imagem-3

Imagem: Vai com Tudo


Muitos arquitetos optam por projetos de interiores diferentes e que apostam no conforto do animal, até mesmo como forma de uma melhor convivência entre os moradores, os pets e as visitas. Por exemplo, em vez de o cachorro dormir na cama do dono, que tal montar um espaço próprio ao animal, com bastante conforto? O local fica com uma decoração bem bonita, aconchegante e original.

Imagem-4

Imagem: Helora em Design


Outro projeto que merece destaque é a mesa revisteiro que, ao mesmo tempo, é espaço para cães e gatos. Esta é uma das propostas da FabbricaBois, estúdio localizado na França e que projetou esta mesa que é também cama para o pet. Ideal para pequenos espaços, o design da mesa foi inspirado em origamis japoneses.

Imagem-5

Imagem: Line Arquitetura


Gostou das alternativas para o seu animal de estimação? Conhece outras formas de proporcionar um ambiente mais acolhedor aos pets, sendo algo viável para os moradores e, ao mesmo tempo, de acordo com os outros elementos de decoração da casa ou do apartamento? Compartilhe outros exemplos aqui no Blog!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *