As dicas de decoração e arquitetura para os dias de verão

As casas e apartamentos merecem cuidados especiais e adaptações para os dias quentes da próxima estação do ano

Às vésperas da chegada do verão, não são apenas as nossas roupas que são mais frescas, ou nossos hábitos que se adaptam às temperaturas. A decoração e os elementos de nossa casa também podem ser escolhidos e adaptados conforme a estação do ano. Este período pede uma decoração mais colorida, vibrante e alegre, com elementos que remetam ao frescor e aos dias mais luminosos.

decoração-verão-mudei-meu-espaço

Imagem: Obra Vip Blogs

Os dias quentes, mesmo fora do verão, são predominantes principalmente em países de clima tropical, como no Brasil. Por isso, as mudanças nos elementos, objetos e modos de decorar a residência são voltadas a alguns meses do ano, e em seguida podem ser alterados novamente. De modo fácil e prático é possível ter mudanças mesmo em simples elementos.

verão-casa-mudei-meu-espaço

Imagem: Obra Vip Blogs

Por exemplo, as mantas de inverno que são usadas na decoração do sofá, e que geralmente são de cores escuras e mais pesadas, podem ser substituídas por tecidos mais finos e frescos, como o linho, o algodão e a seda, de cores vibrantes ou com temas florais, que vão dar um toque de beleza ao ambiente. As almofadas coloridas também são boas sugestões para mudar o visual do cômodo e aumentar ainda mais o conforto.

sofás-decoração-mudei-meu-espaço

Imagem: IBDA Fórum da Construção

Instalar novos papéis de parede e fazer pinturas coloridas nas paredes, apesar de algo mais permanente, são mudanças que têm uma “desculpa” perfeita: o início do verão. Sem dúvidas, um clima mais leve e divertido é garantido com esse novo visual.

decoração-vibrante-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa Vogue

Outra possibilidade é investir na decoração utilizando elementos que remetam à natureza, como vasos de diferentes plantas e flores, arranjos e objetos decorativos – principalmente os fabricados em vidro, material que combina bem com o verão. Estes elementos, além de serem bem versáteis, por combinarem com diferentes estilos de casa e distintas preferências e gostos, trazem frescor e um ambiente mais arejado.

plantas-mudei-meu-espaço

Imagem: De Lavie Decor

Um cuidado necessário diz respeito à entrada de iluminação e calor na casa, o que é possível de ser controlado nos dias mais quentes com a escolha apropriada de cortinas e venezianas, em cores claras e na medida em que garantam proteção à passagem dos raios solares ao cômodo. Um exemplo é a cortina rolô, com acabamento em teto solar e que permite que a luminosidade suficiente entre na casa, protegendo dos raios solares UVA e UVB. O mesmo cuidado vale para a escolha das lâmpadas. Prefira as de LED às lâmpadas convencionais, pois estas últimas esquentam o ambiente por serem fabricadas com filamentos metálicos.

cortina-rolo

Imagem: Tá Demais

Para as casas em que há o espaço ao ar livre, com quintais, jardins e piscinas, também não vão faltar ideias para deixar estes locais com a cara do verão. Redes e espreguiçadeiras coloridas e com o jeito da nova estação, assim como fontes de água e, novamente, muitas plantas e elementos com frescor podem ser escolhidos e instalados nesta área externa, trazendo mais alegria à casa.

espaços-externos-mudei-meu-espaço

 

Imagem: Adriana Bellão

As sugestões de mudanças são direcionadas a diferentes espaços, mesmo para apartamentos e espaços menores, por isso a inspiração para a mudança da decoração e da arquitetura é abrangente, e para diferentes casas e gostos!

verão-área-externa-mudei-meu-espaço

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *