As escadarias mais originais para sua casa

Modernas, simples ou imponentes. Confira algumas inspirações para este espaço de ligação entre os ambientes

Imagem-10-mudei-meu-espaço

Créditos: Houzz


Já parou para pensar o quanto é possível ser criativo na decoração de diferentes ambientes da residência ou do local de trabalho, mesmo em espaços que podemos, inicialmente, não dar a devida atenção, como as escadas? De diferentes estilos e variados materiais, sejam mais simples ou grandes e vistosas, e de formatos retos ou em caracol, as escadarias são importantes não apenas na ligação entre ambientes em uma casa, mas também como parte da decoração do espaço.

Imagem-1-mudei-meu-espaço

Créditos: David Bransen


O design das escadas corresponde, muitas vezes, a obras de arte. E não significa que apenas as escadarias imponentes, de mármore ou granito chamam a atenção. É possível adaptar a decoração para os diversos bolsos e gostos, inclusive em escadas mais simples e de diferentes formatos.

Imagem-2-mudei-meu-espaço

Créditos: Studio Viva Arquitetura


Segurança e formatos das escadarias

Os detalhes da decoração devem ter a nossa atenção, mas é importante também não nos esquecermos dos critérios de segurança, das características do espaço de acordo com os moradores da casa – ou dos profissionais que atuam, no caso de edifícios comerciais. A escolha de um corrimão na altura, medidas e estrutura necessárias, assim como a utilização de materiais antiderrapantes são ações importantes para evitar acidentes.

E depois de avaliados os itens de segurança, é necessário planejar a decoração conforme a estrutura da escada. Por exemplo, a escada em U, quando há um patamar intermediário, seja no meio, no início ou no fim da escadaria, proporciona possibilidades amplas de decoração, como brincar com diferentes materiais e formatos.

Imagem-3-mudei-meu-espaço

Créditos: Studio Viva Arquitetura


O mesmo vale para a escada reta. Que tal uma pequena diferença entre os degraus, o que já quebra a monotonia do ambiente? E mesmo quando não há possibilidade de mudar muito a estrutura de casa, é possível usar a criatividade para os espaços embaixo da escada, com um melhor aproveitamento do local, seja para guardar objetos, livros em prateleiras ou mesmo para montar um pequeno escritório. Além de deixar o ambiente mais bonito, a melhor utilização de espaços sob as escadas é algo prático e funcional.

Imagem-4-mudei-meu-espaço

Créditos: Studio Viva Arquitetura


Não há limites para a inovação, e ideias não faltam para mudar o visual de diferentes ambientes. Uma boa alternativa para as crianças – e também para os que já passaram dessa fase da vida, mas gostam de uma boa diversão – é a escada com um escorregador acoplado. Há ainda a escada suspensa que mais parece uma obra de arte, de tão diferente, ou então a estante e gaveteiro que viram escadas.

Imagem-5-mudei-meu-espaço

Créditos: Divulgação


As dicas são voltadas tanto às construções novas, em projetos arquitetônicos inovadores, como também em reformas estruturais em residências e edifícios já construídos.

Imagem-6-mudei-meu-espaço

Créditos: Rede de Economia Criativa


 

Imagem-7-mudei-meu-espaço

Créditos: Arquitectura en Movimiento Workshop


 

Imagem-8-mudei-meu-espaço

Créditos: Studio Viva Arquitetura


 

Imagem-9-mudei-meu-espaço

Créditos: Decor Fácil


Imagem-11-mudei-meu-espaço

Créditos: Decor Fácil


 

Imagem-12-mudei-meu-espaço

Créditos: 100kHouse


 

Imagem-13-mudei-meu-espaço

Créditos: Zugai Strudwick Architects


 

Imagem-14-mudei-meu-espaço

Créditos: Studio Mieke Meijer


 

Imagem-15-mudei-meu-espaço

Créditos: 8 Foot Six


Gostou da ideia e tem outras sugestões de escadas diferentes? Conte aqui no Blog e confira mais algumas sugestões para a decoração.

 

Referências: Studio Viva Arquitetura, Limaonagua

https://studiovivaarquitetura.wordpress.com/2014/10/28/38-escadas- que-sao- verdadeiras-obras-de- arte/

http://www.limaonagua.com.br/decoracao/20-escadas- criativas-para- voce-se- inspirar/

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *