As mesas e a decoração para as festas de fim de ano

Preparar as mesas em diferentes estilos faz com que o ambiente fique ainda mais bonito nesta época do ano.

Mês de dezembro é sinônimo de confraternizações, de muita animação e energias renovadas prestes à entrada do novo ano. E para celebrar este período, um dos detalhes primordiais nos preparativos para a festa é a decoração do ambiente, e principalmente a distribuição dos utensílios e objetos decorativos na mesa.

mesa-mudei-meu-espaço

Imagem: Decor Fácil

Arquitetos e designers de interiores inovam a cada dia na decoração deste espaço. A escolha dos objetos que vão fazer parte, assim como a disposição dos pratos, talheres, copos, de porta-guardanapo ou lugar americana, assim como dos objetos decorativos da mesa.

talheres-mudei-meu-espaço

Imagem: Mi Casa, Su Casa

É importante que os elementos estejam distribuídos de maneira que proporcionem conforto e facilidade às pessoas na hora do jantar ou almoço. E elementos simples já fazem a diferença para uma decoração especial de Natal. Suportes para guardanapos em formato de anjinhos, que combinem com os arranjos escolhidos e com as cores e características da louça são bons exemplos de que não é preciso muito para deixar a mesa bem diferente.

decoração-mesa-mudei-meu-espaço

Imagem: Cláudia

Uma boa alternativa é a utilização de arranjos florais sobre a mesa. A Flor do Natal, como ficou popularmente conhecida a Poinsétia, sempre combina com a decoração do ambiente. E os arranjos podem ser variados. Mais discretos, ou grandes para o centro da mesa, misturados às velas e ao brilho de outros elementos decorativos.

flor-do-natal-mudei-meu-espaço

Imagem: Linna

Se a louça é branca, vai combinar muito bem com outros elementos que tenham as cores do Natal, tradicionalmente o vermelho, o dourado, o azul, e também o prateado. Mas é evidente que sempre há espaço para a inovação e cores diferentes que representem o gosto dos participantes da festa. Misturar o roxo, ou mesmo cores que se completam como o dourado e o azul também caem muito bem.

louça-branca-mudei-meu-espaço

Imagem: Menina de Atitude

Uma sugestão de vários designers de interiores é a mistura de diferentes estilos de louça, cerâmica ou vidro, o que proporciona uma quebra na monotonia da decoração. Utilizar bolas coloridas, e que são à cara do Natal, são também boas pedidas e que combinam com diferentes estilos, até para quem quer preparar uma decoração mais descontraída – o que vale para a montagem de mesas em espaços abertos, por exemplo.

mesa-natal-mudei-meu-espaço

Imagem: Divulgação/Delas-IG

E a inovação permanece em projetos de design de interiores mais modernos. No exemplo a seguir, a designer Fernanda Pessoa de Queiróz e a artista plástica Edith Farjalla prepararam uma mesa com detalhes diferentes, como as orquídeas. Este é um exemplo que pode ser utilizado inclusive em espaços pequenos. Os pinheiros serviram para dividir o espaço da mesa do restante da cozinha, como a área da pia. Além de tudo, proporcionam um efeito visual muito bonito, inclusive pela toalha listrada, em diferentes cores, e que deu um charme a mais ao ambiente. A montagem deste mês é um exemplo de que diferentes elementos podem ser encontrados facilmente, sem grandes gastos de recursos financeiros e que, ao mesmo tempo, causam um efeito bem original à mesa.

projeto-design-de-interiores-mudei-meu-espaço

Imagem: Mônica Imbuzeiro / Agência O Globo

E você, já está se preparando para esta época do ano? Que tal compartilhar aqui no Blog mais exemplos utilizados em anos anteriores de decoração para a mesa de Natal?

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *