Como preparar a sala para uma área de convívio ideal?

Conheça algumas dicas para organizar o ambiente e receber os amigos e familiares na residência

Momentos de convívio e lazer muitas vezes são deixados em segundo plano na correria do dia a dia. Programar um encontro entre amigos e familiares pode ser mais difícil atualmente, mas é fundamental para o estímulo ao convívio. E da mesma forma, é muito importante preparar a casa para receber os convidados e para encontros animados. Para isso, alguns cuidados devem ser tomados, desde a escolha dos móveis e objetos, como também dos elementos decorativos e até mesmo as cores das paredes dos espaços de convivência, que mudam completamente o visual do local.

projeto-sala-mudei-meu-espaço

Imagem: Fábio Winter/Especial – Projeto Duo Arquitetura


A preferência por cores claras e por materiais em madeira é sucesso, pois dão um ar mais “clean” e até mesmo uma sensação térmica de frescor, principalmente nos dias de verão. No caso de apartamentos, mesmo os que têm menos espaço disponível, é possível integrar a varanda à sala. A disposição dos móveis segue a flexibilidade do espaço, que fica ampliado com a instalação de portas de vidro de correr. Para aumentar as possibilidades de entretenimento, na varanda gourmet é possível instalar TVs, como as de LED e LCD, para momentos ainda melhores com os convidados. E quando há a possibilidade de churrasqueira instalada nesse espaço, é sinônimo de sucesso nos encontros.

convivência-varanda-mudei-meu-espaço

Imagem: Decor Salteado


A decoração e organização de cada elemento da sala também são escolhidas conforme as preferências dos moradores. Por exemplo, para alguém que adore passar o tempo jogando videogame ou assistindo a filmes uma boa opção é espalhar elementos confortáveis como almofadas, pufes ou sofás-camas – ótimos também para economia de espaço –, para deixar os convidados mais à vontade.

projeto-mudei-meu-espaço

Imagem: Fábio Winter/Especial – Projeto Duo Arquitetura


Se o objetivo é tornar o espaço convidativo para os amantes da literatura, nada melhor do que reservar espaços como estantes e prateleiras que tornem a sala um ambiente de convívio e, por que não, de leitura. O reaproveitamento de espaços é fundamental para maior praticidade no dia a dia, principalmente quando o número de convidados é grande. E se o espaço é pequeno, alguns truques podem ajudar a aumentar a sensação de tamanho, e garantem um visual bem bonito, como a instalação de espelhos na sala.

otimizar-espaço-mudei-meu-espaço

Imagem: Katherine Lu


Não faltam exemplos de projetos arquitetônicos voltados justamente para a adaptação do espaço para uma maior convivência, e um espaço mais dinâmico e viável. A cozinha americana, ou a separação do espaço entre a sala e a cozinha por bancadas, por exemplo, são boas alternativas – inclusive para os encontros que envolvam momentos de preparo de refeições em grupo.

decoração-mudei-meu-espaço

Imagem: Decor Fácil


Quando o apartamento ou casa são mais antigos, geralmente apresentam cômodos separados por paredes, como a sala de estar e a sala de TV. A opção por essa não divisão favorece o aumento do espaço, a acessibilidade, os movimentos entre cada cômodo e, como consequência, uma maior convivência entre os moradores e os convidados.

cozinha-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa Abril


Para aumentar a praticidade, que tal escolher pisos e materiais práticos, fáceis de limpar e que tragam muita beleza ao espaço? Piso vinílico, com imitação de madeira, e pisos laminados são boas escolhas também.

piso-mudei-meu-espaço

Imagem: Art Maison


E então, com essa decoração e disposição dos objetos e móveis, deu mais vontade de marcar um encontro com os amigos e familiares? Aproveite as dicas para o início de ano e retome os momentos de diversão em casa!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *