Cortinas e persianas que vão mudar cada cômodo da casa

Mais do que apenas proteger da entrada de luz, as cortinas e persianas já se tornaram elementos decorativos

Cada vez mais práticas, originais e bonitas, as cortinas e persianas são ótimos trunfos para a decoração de diferentes cômodos, como salas, quartos e cozinha. Garantem mais privacidade, limitam o fluxo de luz que entra na casa ou apartamento, proporcionando mais conforto visual e térmico aos moradores, e além de tudo dão um toque especial à decoração do ambiente, mudando totalmente o espaço.

persiana-sala-mudei-meu-espaço

Imagem: Decorfácil


Tanto as cortinas como as persianas funcionam bem quando o assunto é a decoração do ambiente. Há diferentes modelos disponíveis à venda, cada um voltado para um objetivo e partes específicas da casa.

Por exemplo, se a finalidade pretendida é a proteção contra a entrada direta de luz, a cortina rolo é uma boa sugestão para reduzir a incidência dos raios solares, e pode ajudar até mesmo na diminuição dos ruídos que vêm do exterior. As cores neutras geralmente são as mais procuradas, e a tela solar permite que não se perca totalmente a visão que se tem do exterior da residência. Há também modelos com diferentes intensidades de vedação.

sala-mudei-meu-espaço-1

Imagem: Casa da Barbie


As persianas, por sua vez, são versáteis, e podem ser utilizadas em um ambiente mais formal, mas também proporcionam um tom mais moderno ao ambiente. Diferentes materiais, como as persianas laminadas, metálicas ou em madeira, e de distintos modelos fazem com que sejam a escolha de muitos moradores.

quarto-mudei-meu-espaço

Imagem: Decorfácil


Um modelo que faz bastante sucesso entre os decoradores é a persiana romana, que confere um ar de elegância ao ambiente. Fabricada em diferentes tecidos, é formada por listras horizontais, e quando é puxado o cordão lateral, a persiana sobre na horizontal, criando dobras, proporcionando um efeito diferenciado ao ambiente.

persiana-romana-mudei-meu-espaço

Imagem: Click Interiores


E quando se fala em diferentes tecidos, o mesmo vale para a escolha da cortina, pois também não faltam opções que combinem com os mais variados estilos de decoração, seja para um ambiente mais formal ou mais aconchegante e descontraído. Para a sala, cortinas mais vistosas e com bastante tecido se adéquam bem a este espaço, por ser uma área de destaque da casa. Para uma sala de TV a dica é que haja uma segunda camada de tecido na cortina, o que diminui a incidência de reflexos.

A sugestão voltada para a cozinha é a escolha de modelos práticos e fáceis de limpar, como a persiana de PVC ou alumínio. Para os quartos, os tecidos, cores e texturas devem ser de acordo com o objetivo dos moradores quanto à intensidade de luz pretendida para o ambiente. Outra característica que influencia na escolha é o estilo decorativo de cada espaço. Para um ambiente mais moderno, cortinas “clean”, em tons mais neutros, são as escolhas ideais.

quarto-cortina-mudei-meu-espaço

Imagem: Construindo Minha Casa Clean


Já para os ambientes mais descontraídos, cores vibrantes e estampas diferenciadas são boas sugestões. Mas é necessário ter atenção com as cortinas em cores mais escuras, promovendo a combinação com as cores dos outros elementos do cômodo. Outro cuidado importante é com a possibilidade de as cores mais fortes da cortina desbotarem com o sol.

persiana-madeira-mudei-meu-espaço

Imagem: Dona Giraffa


Gostou das sugestões? Qual modelo combina mais com a decoração da sua casa?

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *