Decoração Retrô – Como fazer, vintage, para sala

Deseja decorar sua casa ou seu apartamento com mais beleza e conforto? Confira nossas dicas e aprenda como fazer decoração retrô e inspire-se!

O universo da decoração é bastante versátil e costuma se adaptar as tendências decorativas que surgem a cada novo ano, temporada ou mesmo estação e, por isso, é interessante estar atualizado e conhecer quais são os estilos decorativos que mais serão utilizado nos próximos meses ou mesmo no ano seguinte, como é o caso da decoração retrô, que vem ganhando espaço no mercado decorativo.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala

A decoração retrô é marcada pelo uso de tendências, estilos, cores, formatos e móveis de épocas distintas, ou seja, a utilização de peças clássicas e modernas em uma combinação de estilo bastante interessante e atraente, que permite a você decorar sua casa ou seu apartamento de maneira prática, elegante e divertida, além de ser uma ótima opção para orçamentos mais restritos.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-10

Se você está buscando um estilo autêntico e atraente para a decoração de sua residência ou mesmo deseja aprender mais sobre o estilo de decoração retrô, esse artigo foi feito especialmente para você, já que trataremos de tendências de decoração neste estilo para seu quarto, sua sala ou mesmo seu casamento. Confira nossas dicas e aprenda agora como fazer decoração retrô!

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-9

Como fazer decoração retrô?

Para desenvolver um projeto de decoração retrô para sua casa ou para seu apartamento, é interessante ter em mente algumas dicas e segredos de profissional que tornarão essa tarefa mais simples e descomplicada, sendo possível decorar os mais variados cômodos de sua residência utilizando esse estilo, já que ele é democrático e permite diversas composições visuais e estéticas.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-8

Alguns cômodos são melhor decorados com o estilo de decoração retrô, como é o caso do quarto e também da sala, sendo possível decorar tanto a sala de estar, quanto a sala de televisão e até mesmo a sala de jantar, que permite utilizar móveis retrô para compor o ambiente e fazer com que ele fique mais elegante e mais divertido.

Dica de decoração retrô para quarto:

 

  • Dicas para decorar o quarto: A decoração retrô elaborada para o quarto é baseada no uso de cores suaves, na possibilidade de utilização de móveis antigos ou reformados e também no uso de elementos visuais como espelhos, estantes e outros elementos para decorar as paredes, sendo interessante também o uso de papel de parede texturizado.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-7

Para criar contraste entre as cores suaves utilizadas nas paredes do quarto, uma opção interessante e recomendada pelos especialistas é aproveitar as cores fortes em móveis, objetos de decoração ou mesmo em elementos como a roupa de cama, as cortinas ou o papel de parede em uma única parede, sendo que quartos menores não devem utilizar cores muito fortes, já que isso causa um efeito negativo.

Dica de decoração retrô para sala de estar:

  • Dicas para decorar sala de estar: Para elaborar a decoração retrô para sua sala de estar, é interessante focar no uso de cores frias ou suaves, que possibilitarão um ambiente mais confortável e elegante, sendo possível também utilizar móveis reformados ou antigos e também compor o visual da sala com elementos como estantes, espelhos e papéis de parede com textura.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-6

Como a sala de estar geralmente é um ambiente de maiores dimensões, é interessante que você tenha especial atenção na iluminação utilizada, já que os especialistas destacam que a iluminação do ambiente é responsável pela sensação de conforto dentro do cômodo e, por isso, você deve procurar utilizar tanto a iluminação natural do ambiente quanto a iluminação artificial que você escolher.

Dica de decoração retrô para sala de jantar:

  • Dicas para decorar sala de jantar: Mesmo a sala de jantar,  que é um ambiente mais elegante e que exige maiores cuidados ao ser decorada, pode utilizar com sucesso a decoração retrô, sendo possível inclusive mesclar esse estilo decorativo com outros estilos semelhantes, como o retrô, o shabby chic e até mesmo o estilo rústico, mas é importante que você tenha bom gosto e cuidado ao escolher as peças de mobília e os objetos de decoração.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-5

Enquanto a mesa de jantar pode ser de um estilo decorativo mais conservador, utilizando linhas mais retas ou mesmo um acabamento clássico, as cadeiras para sala de jantar com decoração retrô podem ser escolhidas de maneira criativa, sendo que os especialistas destacam que uma das tendências para o estilo é a adoção de cadeiras de estilos decorativos diferentes ou mesmo de cores e acabamentos diferenciados.

 

Como escolher cores e iluminação para decoração retrô?

Assim como outros estilos de decoração contemporâneos e que são tendência no mercado decorativo atual, os projetos de decoração retrô são muito dependentes da escolha correta das cores e também da iluminação adequada para os ambientes que serão decorados, já que os especialistas ressaltam que estes dois fatores são fundamentais para que seu projeto decorativo seja bonito e elegante.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-4

Confira dicas para escolher a iluminação e as cores em sua decoração retrô:

  • Cores para decoração retrô: Na decoração de estilo retrô é importante que você tenha bom gosto e cuidado ao escolher as cores a serem utilizadas, em especial considerando o tamanho dos ambientes que você irá decorar, para garantir que os cômodos fiquem bonitos, aconchegantes e confortáveis.

 

A sugestão profissional é utilizar as cores com liberdade criativa, mas evitar o uso de cores muito fortes, como o vermelho, o amarelo e o laranja, em ambientes de pequenas dimensões, enquanto ambientes maiores não devem ser decorados com cores frias, que servem para expandir visualmente o espaço físico.

 

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-3

  • Escolha da iluminação: A iluminação na decoração de estilo retrô também deve ser feita com cuidado, pois os móveis e objetos de decoração utilizados no estilo costumam tem cores e acabamentos intensos, o que pode fazer com que seu projeto decorativo fique deselegante caso a iluminação incorreta seja utilizada.

 

Uma sugestão interessante é buscar utilizar uma iluminação leve e que permita dar destaque aos elementos visuais dos ambientes, mas sem cansar os olhos ou criar uma sensação de ofuscação, em especial no caso de utilização de espelhos, que são bastante utilizados neste estilo decorativo.

Decoração-Retrô-Como-fazer-vintage-para-sala-1

O que você achou de nossas dicas de decoração retrô? Confira o conteúdo exclusivo que preparamos para você e comentar abaixo!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *