Ideias de varandas aconchegantes para casas e apartamentos

As sugestões de decoração para espaços de diferentes tamanhos e estilos.

As varandas, ao longo dos anos, ganharam diferentes usos para além de espaços de transição entre a parte externa e interna da casa. As varandas gourmet, por exemplo, são novos espaços de convivência entre familiares e amigos. Preparar as refeições, o churrasco ou mesmo reunir os integrantes da família em torno da mesa ou em frente à TV são algumas das atividades possíveis em uma varanda com espaço mais amplo. Planejar a decoração e os elementos desta parte da casa é fundamental, e neste caso não importa se a varanda é grande ou pequena.

Imagem-DecorFácil

Imagem: Decorfácil


Tornar o espaço mais aconchegante é possível, por exemplo, com puffs de diferentes tamanhos, futons, almofadas e cadeirões. Quando há a possibilidade de integrar os espaços, da varanda com a sala de estar, por exemplo, é possível mesclar elementos comuns aos ambientes, garantindo uma sensação de espaço mais amplo.

As plantas são sempre bem vindas, e a disposição e a escolha das espécies dependem dos objetivos do morador. Se haverá a circulação de pessoas e até mesmo dos animais de estimação, a sugestão é deixar livre o maior espaço possível. As plantas penduradas ou em painéis verticais são alternativas para manter o verde no espaço.

Outra alternativa é montar pequenas hortas e pomares no espaço. Mesmo em um local pequeno, é muito bom colher temperos e hortaliças dentro de casa, cultivadas na varanda ao ar livre.

Imagem-Blog-ID-Fashion

Imagem: Blog ID Fashion


Quando este é o espaço escolhido para momentos de descanso e para a leitura de um livro, por exemplo, a utilização da varanda deve ser pensada conforme os móveis e demais elementos, como cadeiras, armários ou redes de descanso que vão ser utilizados.

A recomendação é de que em espaços com menos de um metro de largura não haja a escolha de elementos como mesas e cadeiras, pois o local ficará mais apertado, sem qualquer praticidade e aconchego. As redes são alternativas viáveis neste caso, como maneira de economizar espaço e aproveitá-lo melhor. A integração da varanda ao cômodo interior, inclusive na decoração e na pintura das paredes, também são sugestões cada vez mais utilizadas nas residências.

Imagem-Varanda.-Créditos-Minha-Casa

Imagem: Minha Casa


Projetos diferenciados

Arquitetos e paisagistas cada vez mais dão enfoque a projetos para as varandas. A seguir separamos algumas sugestões de decoração e elementos que dão um novo visual a esta parte da casa. Neste exemplo, é possível ver como aproveitar bem o espaço, com uma decoração que conta com elementos aconchegantes, que combinam entre si, e sem deixar de acrescentar elementos da natureza, com os vasos de flores.

Imagem-Click-Interiores

Imagem: Click Interiores


E independente do tamanho do espaço e da família, é possível aproveitar o espaço para momentos de descontração, principalmente se há a possibilidade de instalação de uma churrasqueira na varanda.

Imagem-Cuiket

Imagem: Cuiket


No projeto a seguir, os espaços continuam integrados, mas o living e a sala de estar têm uma separação de vidro, que proporciona uma independência entre os ambientes.

Imagen-Mário-Bock-Divulgação

Imagem: Mário Bock/Divulgação


O fundamental é usar a criatividade, mas sempre considerando as características do espaço e os gostos dos residentes.

Imagem-Minha-Casa

Imagem: Minha Casa


E você, já projetou uma varanda a partir de ideias diferentes das que foram expostas neste post? Compartilhe com os leitores do Mudei Meu Espaço!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *