A madeira na decoração de interiores

Portas, janelas, móveis e painéis são apenas alguns exemplos do uso da madeira para mudar o visual dos ambientes.

Um material que combina com diferentes estilos de ambiente, e que é difícil desagradar até mesmo às preferências dos mais exigentes. Estamos falando da madeira, que pode ser usada muito mais do que imaginamos. Não são apenas os pisos, portas e móveis que utilizam diferentes tipos de madeira. Alternativas bem criativas, e que combinam com outros elementos, como a pedra, o aço inox e o vidro, são cada vez mais comuns nos projetos arquitetônicos.

decoração-madeira

Imagem: Assim eu gosto


A madeira é considerada um trunfo na decoração, por sua versatilidade, por garantir aconchego e, ao mesmo tempo, uma sensação de aquecimento confortável ao ambiente, além da beleza e sofisticação proporcionadas. A madeira é também bastante resistente, duradoura e não sai de moda.

decoracao-madeira-sala

Imagem: Casa e Construção


Uma nova utilização que vem se expandindo na decoração, na parte externa da casa, mas também em seu interior é o deck de madeira, que pode ser utilizado na parede de diferentes cômodos, como quarto, sala e no lavabo. Dá até para aproveitar esse espaço e usar a criatividade na criação de um jardim vertical. O objetivo é trazer a natureza para dentro de casa de uma forma prática e com valorização do ambiente.

decoracao-madeira-banheiro

Imagem: Casa e Construção


A madeira também pode ser utilizada nos painéis e móveis na sala de TV, nas mesas de diferentes cômodos da casa e também nas divisórias dos ambientes. Os efeitos são os melhores, principalmente quando observamos que a madeira combina tanto com outros materiais como com elementos e objetos de decoração – até com o tapete da sala é possível ter uma harmonia. E não é necessário ter medo de combinar diferentes tons e texturas de madeira, mas é recomendável atenção quando os elementos distintos no mesmo ambiente são de madeira e de um material diferente, liso, por exemplo. Nesse caso, a recomendação é misturar madeira a elementos de cores claras.

No momento da escolha da madeira

É necessário ter alguns cuidados com a utilização da madeira. No momento da escolha dos materiais que serão utilizados na decoração, é preciso atentar para as diferentes combinações e usos, conforme as características de cada madeira. Por exemplo, a madeira de jacarandá, com uma cor predominantemente vermelha e uma textura mais fina, é bastante indicada para móveis.

mesa-jacarandá

Imagem: Essência Móveis


Outra sugestão é o carvalho, uma das mais recomendadas para quem procura durabilidade e resistência. Além disso, o efeito ao ambiente surpreende pela beleza e por características mais rústicas.

carvalho

Carvalho, em piso. Imagem: Estado de Minas/Lugar Certo


O ipê amarelo é recomendado para portas e janelas, enquanto que o ipê roxo é bastante usado em estruturas como pisos e paredes. O mesmo vale para a madeira jatobá, bastante recomendada para pisos, que dá um ar sofisticado e garante praticidade ao ambiente.

madeira-jatobá

Madeira Jatobá. Imagem: Madeira Cacique


A própria madeira de demolição e os móveis em MDF – que consistem em móveis de madeira prensada, que se unem a partir da utilização de resina – são alternativas que cada vez mais fazem parte da decoração de interiores. Rusticidade e praticidade, respectivamente, são possibilidades nestes dois casos.

decoracao-com-madeira-de-demolicao

Imagem: Montacasa


ecodesign-2

Imagem: Karin Moraes Arquitetura


madeira-demolição

Imagem: Casa e Jardim


E você, conhece mais sugestões de decoração para a casa utilizando a madeira? Conte aqui no Blog Mudei Meu Espaço as suas experiências de decoração!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *