Qual a diferença entre piso vinílico e piso laminado?

Quando o assunto é a escolha do tipo de piso ideal para diferentes ambientes, é importante saber as características de cada um deles.

Na hora de reformar ou construir, cada detalhe é fundamental. Os objetivos, de acordo com o ambiente e as preferências de cada morador, além dos custos previstos para a obra, são os primeiros que devem ser considerados na escolha das opções de materiais e objetos que vão ser usados. Um dos exemplos é a escolha do piso ideal para cada cômodo. E uma dúvida que pode surgir no momento da escolha é: optar pelo piso vinílico ou laminado?

piso-vinílico-manta-mudei-meu-espaço

Exemplo de utilização do piso vinílico. Imagem: Multlíder


Como maneira de resolver esta questão, separamos aqui no Mudei Meu Espaço algumas informações para ajudar na escolha:

Diferenças entre cada tipo de piso

O piso vinílico é fabricado em PVC (cloreto de vinila) e pode ser encontrado em três formas: em manta, placa e com tons de madeira. Os materiais com que é fabricado levam a vantagens como a manutenção da temperatura do ambiente e até mesmo a diminuição dos ruídos de passos.

Piso-laminado-quarto-mudei-meu-espaço
Piso laminado, exemplo de ambiente para os quartos. Imagem: R. Cervellini

Já o piso laminado é constituído por lâminas de madeira de diferentes dimensões, em largura e comprimento. Há também o piso laminado de alto tráfego, utilizado em locais que demandam maior resistência a impactos, e onde haja menor chance de riscos e desgaste do piso. Este tipo é fabricado em aglomerados HDF (High Density Fiberboard), painel de fibras de alta densidade.

As vantagens

Ambos os tipos de piso são fáceis de serem instalados, e o material de composição permite também uma limpeza eficiente. O piso vinílico, por exemplo, com exceção de locais em que possa sofrer grande impactos, não costuma ser arranhado com facilidade ou sofrer com manchas e, além de tudo, é antialérgico, pois é protegido por resina de poliuretano. Outra vantagem, inclusive apontada por arquitetos e designers, é a possibilidade de escolher entre diferentes modelos, com cores e um visual de acordo com as preferências dos moradores e conforme o ambiente em que vão ser instalados.

piso-laminado-mudei-meu-espaço

Piso Laminado. Imagem: Persilar


Os laminados, por sua vez, possuem uma alta durabilidade – inclusive quando comparado à madeira convencional – e também são resistentes, devido à proteção na parte superior com a resina melamínica.

Instalação e Manutenção

Quando se trata da instalação, alguns cuidados devem ser observados. No caso do piso vinílico, é necessário que o mesmo seja nivelado, por meio do uso da massa niveladora. Há inclusive opções de piso autoadesivos. Da mesma forma é com o piso laminado, apesar de que este aceita pequenas variações, de até 3 mm. Em ambos os casos, o ideal é contratar um instalador profissional.

mudei-meu-espaço-instalacao-piso-vinilico

Instalação de piso vinílico clicado. Imagem: referência


 

piso-vinílico-mudei-meu-espaço

Piso Vinílico. Imagem: Leroy Merlin


A manutenção, no que diz respeito à limpeza, também merece cuidados, seja com a vassoura para tirar o excesso de pó e posteriormente, para limpar mais profundamente, com a utilização da água e sabão neutro.

Estes tipos de piso fazem sucesso tanto entre os construtores e arquitetos, como entre os moradores que procuram a facilidade e a beleza proporcionada a diferentes cômodos, como quartos, salas e escritórios. Até mesmo em uma reforma da casa ou apartamento, a mudança do piso já garante um novo visual ao espaço.

E então, já utilizou em sua casa estes pisos? Conte aqui no Mudei Meu Espaço a sua experiência!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *