DIY – Prateleiras e espaços para livros bem originais para sua casa

Além dos diferentes estilos de prateleiras, nichos e estantes à venda, fazer seu próprio objeto é o grande diferencial para mudar o ambiente.

Quem é apaixonado por livros sabe que ter um cantinho especial para eles dentro de casa é muito importante. E mesmo quando a casa ou apartamento não é grande, é possível usar a criatividade para deixar um espaço reservado para os livros, seja em estantes ou prateleiras. Além das disponíveis à venda, com diferentes materiais, alguns deles até reciclados, é possível montar um móvel apropriado e do nosso jeito.

As técnicas do “Faça Você Mesmo” podem ser aplicadas nos espaços reservados para os livros. Por exemplo, com um pedaço de madeira, que pode ser restaurado e pintado com as cores de nossa preferência, podemos montar uma prateleira prática, simples e ideal para reunir diferentes livros. O pedaço de madeira une as bases, fabricadas no mesmo material, que podem ser aparafusadas à parede.

prateleira-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa e Festa


Com essas mesmas bases é possível inovar na estrutura das prateleiras e nichos voltados ao apoio dos livros. Além da praticidade no dia a dia, também proporcionam beleza e conforto ao ambiente, tornando o espaço diferenciado.

Para quem quer tornar o nicho ainda mais sofisticado, que tal luzes internas, que aumentam a sensação de conforto visual? Aliás, a iluminação é sempre um detalhe importante, principalmente se as prateleiras são instaladas próximas ao local de leitura. As lâmpadas e a intensidade da luz fazem toda a diferença no espaço.

nichos-mudei-meu-espaço

Imagem: Danielle Noce


A criatividade leva até mesmo que caixas de papelão ou de madeira – como aquelas caixas de feira – depois de tratadas e restauradas, se necessário, sejam usadas como prateleiras. E o resultado pode surpreender, tanto para o suporte de livros como de objetos de decoração ou porta-retratos.

caixas-de-madeira-mudei-meu-espaço

Imagem: Etsy


Outra opção, e que não é difícil de fazer, são os suportes em metal. Com boa resistência, eles podem ser aparafusados às paredes, e são tão práticos e, muitas vezes, discretos, tornando-se uma alternativa bastante útil para diferentes ambientes, seja o quarto, o escritório ou um espaço garantido na sala de estar.

metal-prateleiras-mudei-meu-espaço

Imagem: Casa e Festa


O objetivo é que as prateleiras tornem mais fácil o modo de se ter acesso aos livros, melhorando a organização do ambiente e mostrando o quanto cada exemplar é representa os moradores da casa.

Muita originalidade

E como a criatividade não tem limites, separamos mais alguns exemplos que vão tornar o cômodo mais divertido para a hora da leitura. Os convidados, aliás, vão adorar conhecer os gostos literários dos donos da casa e saber da originalidade no momento de decorar a residência. Galhos de árvores, cintos, pedaços de corda, skates e até o case, o local em que se guarda o violão, podem ser utilizados como prateleiras e espaços para guardar livros. Confira só mais alguns exemplos para a inspiração. Que tal mudar a casa com estas ideias?

criatividade-mudei-meu-espaço

Imagem: SOS Solteiros


canos-livros-mudei-meu-espaço

Imagem: SOS Solteiros


caracol-mudei-meu-espaço

Imagem: Constru-Básico


ideia-estante-para-livros-mudei-meu-espaço

Imagem: Constru-Básico


ideia-estante-mudei-meu-espaço

Imagem: Constru-Básico

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *