A importância da iluminação nos projetos paisagísticos

Direcionamento da luz e as diferentes formas de iluminar as áreas verdes da casa.

Os projetos paisagísticos, quando planejados para as casas ou mesmo para espaços comerciais, envolvem diferentes detalhes que os destacam. Um deles é a iluminação escolhida, que faz toda a diferença no visual do ambiente. E para torná-la ainda mais eficiente, há sugestões tanto para o direcionamento ideal da luz, assim como de diferentes opções de spots e luminárias que podem ser utilizados.

Mudei-meu-Espaço_Iluminação-1

Imagem: landscapelightingnj.com


Os postes de luz, por exemplo, são boas opções para uma iluminação mais abrangente do espaço. Os spots e as luminárias de piso iluminam os caminhos, o mesmo vale para as lâmpadas de LED. Há projetos em que as luzes coloridas também podem ser utilizadas, mas em todos os casos é necessário ter atenção com o direcionamento da iluminação, e um dos motivos é o cuidado com as plantas, que são diretamente influenciadas pela luz artificial. Se a iluminação estiver muito perto da planta, esta pode até mesmo ficar queimada.

Além disso, o direcionamento da luz também faz toda diferença ao ambiente. Por exemplo, a iluminação indireta se torna mais sutil, pois abrange um espaço maior, enquanto que na iluminação focada é possível optar por diferentes jogos de luz, que possibilitam um aspecto mais ou menos natural. Se o direcionamento da luz é de cima para baixo, o efeito é mais natural, enquanto que de baixo para cima, o tom se torna mais dramático.

Mudei-meu-Espaço_Iluminação-2

Imagem: arianala.com


A sustentabilidade pode estar presente não apenas nos cuidados básicos na escolha dos elementos de iluminação de acordo com as plantas que fazem parte do ambiente, mas também na opção por luminárias inteligentes, com interruptores para algumas das lâmpadas ou com acionamento e desligamento programados, para a economia de energia.

Há projetos que contam com a participação tanto de um paisagista como um profissional específico para este trabalho de cuidados com a iluminação do espaço, o chamado “lighting designer”. O trabalho em conjunto de ambos proporciona resultados mais eficazes, pois é possível, ao mesmo tempo em que se sabem quais são as condições ideais para as plantas através do trabalho do paisagista, ter as informações sobre as melhores formas de se iluminar o ambiente com o profissional especializado.

O projeto de iluminação

Preparar um projeto para iluminar áreas verdes, como o jardim – seja o externo ou o jardim de inverno -, o quintal ou até mesmo a varanda, requer, além dos cuidados básicos, um planejamento passo a passo para um projeto de sucesso.

Mudei-meu-Espaço_Iluminação-3

Imagem: landscapelightingnj.com


Primeiramente, algumas perguntas devem ser respondidas, como os objetivos com a iluminação. Quais são as plantas que serão destacadas com a luz? Qual o direcionamento do facho de luz e os efeitos desejados? A iluminação será programada apenas para alguns momentos da noite? A escolha das luzes foi feita considerando o caminho que as pessoas vão fazer por dentro do jardim, ou ao redor do mesmo?

Mudei-meu-Espaço_Iluminação-4

Imagem: Referência


Após a resposta a estas questões, a escolha das lâmpadas e luminárias deve levar em consideração o fato de ficarem expostas às condições climáticas. O material em alumínio é o mais recomendado. Já entre as lâmpadas, as indicações são as fluorescentes, que consomem menos energia e são indicadas às balizas e luminárias, assim como as lâmpadas de vapor metálico, indicadas para o destaque de grandes árvores, ou as lâmpadas mistas, que são ótimas para realçar a cor das plantas. Outra boa sugestão para este espaço é a lâmpada antiinseto, ideal para as áreas de lazer e para os terraços, e em diferentes épocas do ano.

Gostou das sugestões e tem a possibilidade de promover um projeto paisagístico em sua casa ou no local em que trabalha? Conte suas experiências e ideias aqui no blog Mudei Meu Espaço!

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *