Paisagismo dentro de nossa casa

As ideias e os projetos para serem desenvolvidos de forma prática no interior das residências

O cultivo de plantas é sempre bem vindo, mas se engana quem pensa que apenas é possível ter um jardim bem cuidado nas partes externas ou em varandas de nossa residência. Há diversas formas de desenvolver um projeto que valorize o ambiente e traga mais verde para a residência. Além disso, ter plantas dentro de casa traz mais conforto, tornando o ambiente fresco no verão e mais aconchegante até mesmo no inverno.

Imagem-1-1

Imagem: Edu Castello/Editora Globo


É importante ter um planejamento de acordo com os objetivos na decoração da casa. Se o ambiente não é grande, há alternativas até mesmo para as mesas de centro, murais nas paredes e em pequenos espaços, seja na sala, no quarto ou na varanda.

As melhores plantas para interiores

Tão importante quanto preparar o ambiente para a chegada das plantas, é escolher bem as espécies ideais para o interior de uma casa. Entre as sugestões, destaque para o pau d’água, ou dracena de Vênus, ideal para ambientes em que a luz solar não incida diretamente sobre a planta. Com grande potencial decorativo, a sugestão depois de escolhido o pau d’água é escolher bem o vaso de acordo com a decoração do cômodo e se atentar ao espaço disponível, pois há plantas que chegam aos dois metros de altura.

Imagem-2-1

Raphis Design


Outra opção para ambientes internos são as suculentas. A criatividade na utilização vai mais além da escolha dos pequenos vasos. É possível desenvolver projetos diferenciados, até mesmo com elementos simples. Que tal utilizar um simples caixote e transformá-lo em um espaço decorativo, com várias suculentas? Ou então utilizar potes de vidro ou vasos, mesmo os mais simples, em que é possível cultivar plantas.

Imagem-3-1

Iara Venanzi/Editora Globo


A samambaia é mais um exemplo de planta recomendada para o ambiente interno, pois exige que haja iluminação, mas também sem exposição direta à luz solar. É possível escolher vasos suspensos e até mesmo utilizar as samambaias em ambientes como o banheiro, em que há a umidade necessária para a planta.

Imagem-4-1

Imagem 1: Papo de Design


Outras sugestões para o paisagismo interior incluem plantas como a Lança-de-São-Jorge, a Árvore-da-Felicidade, a Palmeira-Ieque e flores como orquídeas. Com criatividade é possível ter plantas como protagonistas no visual do ambiente.

Projetos Diferenciados

Os jardins e espaços verdes nas residências estão cada vez mais presentes nos projetos arquitetônicos. Varandas, jardins de inverno e plantas que têm um destaque na decoração e os profissionais da área buscam novas tendências. Mas é ainda mais importante avaliar os gostos e objetivos dos moradores.

Imagem-5-1

Imagem: Edu Castello/Casa e Jardim


O trabalho em conjunto entre o cliente e o arquiteto/paisagista é fundamental para que sejam observados os detalhes com os cuidados futuros das espécies de plantas escolhidas, assim como o formato do projeto, ou seja, se haverá um jardim de inverno, ou se o melhor enquadramento para a residência é montar um painel com diferentes plantas, ou uma pequena horta. São várias as possibilidades, e um bom planejamento, muita criatividade e cuidados contínuos com as plantas são primordiais para um projeto de qualidade.

Imagem-6-1

Imagem: Divulgação


E há outras sugestões para tornar a residência mais aconchegante com plantas? Compartilhe novas ideias aqui no Blog!

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *