A arquitetura das estações de metrô ao redor do mundo

Não são apenas edifícios que podem surpreender por seu projeto arquitetônico. Conheça algumas das estações de metrô mais impressionantes

Durante o planejamento de viagem para uma nova cidade selecionamos todas as atrações turísticas locais para a visita. E quantas vezes pensamos que um dos pontos imperdíveis de se conhecer está sob a terra? Isso mesmo, as estações de metrô de muitas cidades ao redor do mundo são imperdíveis por suas características arquitetônicas.

Não faltam exemplos e, desde construções bem antigas, em que a arquitetura se mistura a verdadeiras obras de arte, que vão das esculturas às luminárias surpreendentes, como também em projetos com elementos bem modernos.

Separamos algumas sugestões para conhecer mais sobre a arquitetura local em sua próxima viagem e para incluir entre os pontos turísticos obrigatórios:

 

1) Moscou, Rússia

Mesmo não sendo uma das estações de metrô mais fáceis para o deslocamento de turistas que não falem a língua local, ou que ao menos tenham alguma ideia do alfabeto russo, não é preciso muito esforço para perceber como são bonitas as estações de metrô de Moscou, na Rússia.

O metrô foi construído em 1935 na Rússia, e uma das estações mais famosas por sua beleza é a de Komsomolskaya, inaugurada na década de 50 e projetada pelo designer Alexey Shchusev.

Imagem-1-Créditos-Jorge-Láscar

Imagem: Jorge Láscar/Flickr/Creative Commons

 

As estações de metrô, construídas durante o período soviético, tinham o objetivo de representar verdadeiros palácios ao proletariado. Outros elementos também têm grande importância no projeto das estações. Na de Elektrozavodskaya, por exemplo, a fileira de lâmpadas no teto representa a fábrica de luminárias que existia quando da construção da estação, finalizada em 1944.

Imagem-2-Créditos-Xabier-Eskisabel

Imagem: Xabier Eskisabel/Flickr/Creative Commons

 

2) Dubai, Emirados Árabes

Na localidade que é conhecida pela modernidade, não poderia ser diferente nas estações de metrô. Elementos baseados no fundo do mar compõem o ambiente. Candelabros, luzes e design diferenciado para a representação do tema da água. É imperdível!

Imagem-3-Créditos-Reprodução

Imagem: Reprodução

 

 3) Munique, Alemanha

O ar moderno na estação Wesrfriedhof, em Munique, na Alemanha, chama a atenção até mesmo de quem está passando com pressa em direção ao metrô. O projeto é do designer alemão Ingo Mauer. Os efeitos que as luminárias dão ao ambiente são pura obra de arte.

As luminárias de alumínio em formato côncavo são destaque, garantindo um contraste de luzes e profundidade ao espaço, características que representam a criatividade do projeto de Mauer.

Imagem-4-Créditos-AFP

Imagem: AFP

 

4) Nápoles, Itália

As estações de metrô de Nápoles, na Itália, foram projetadas para serem verdadeiras obras de arte. O projeto que desencadeou a ação é o Napoli’s Art Stations, com direção de Achille Bonto Oliva, ex-diretor da Bienal de Veneza. Centenas de obras, de designers e arquitetos fazem parte do projeto. E o resultado impressiona!

Imagem-5-Créditos-Andrea-Resmini

Imagem: Andrea Resmini

 

5) Frankfurt, Alemanha

O projeto é inspirado em uma obra do artista surrealista René Magritte e foi desenvolvido pelo arquiteto Zbigniew Peter Pininski. No mínimo curioso, o objetivo é dar a impressão de um trem saindo do chão. A criatividade pode ser conferida na estação Warte Bockenheimer, em Frankfurt, na Alemanha.

Imagem-6-Créditos-Jcornelius-Wikimedia
Imagem: Jcornelius/Wikimedia Commons

 

6) Xangai, China

E que tal se a criatividade for além das estações e chegar também aos túneis do metrô? Essa é a proposta no transporte subterrâneo de Xangai, na China. Em um trecho que liga a orla de Pudong à região de Bund, leds enfeitam o túnel e garantem um efeito único. O trecho tem 650 metros e é chamado de Bund Sightsseeing Tunnel.

Imagem-7-Créditos-Reprodução

Imagem: Reprodução

 

E deu vontade de conhecer as estações de metrô? Já conheceu outros exemplos que merecem destaque? Conte aqui nos comentários!

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *